Quando Alexander Graham Bell criou acidentalmente o telefone em 1876, o desafio era aperfeiçoar o modelo e utilizar a eletricidade para conduzir a voz humana.
Mas, 146 anos depois, já foram criados sistemas ainda mais complexos, como o telefone sem fio, o celular, smartphones e agora, já estamos na era da “telefonia em nuvem”, que possibilita ligações entre diferentes dispositivos, desde que conectados à internet.
Sabendo da sua importância para o meio, hoje vamos desvendar o que chamamos de Softphone, entender seu funcionamento e benefícios. Continue essa leitura e descubra mais!
Confira aqui:
- Softphone: O que é, Para que serve, Benefícios, Como Funciona
- O que é um softphone?
- Para que serve um softphone?
- Benefícios de usar o softphone
- 1. Mobilidade
- 2. Praticidade de instalação
- 3. Multifuncionalidades
- 4. Interface intuitiva
- Como funciona o softphone?
- Como a Callix pode ajudar a sua empresa?
- Conclusão
Boa leitura!
Comece a melhorar a experiência dos seus clientes
O que é um softphone?
Criado com o intuito de realizar chamadas entre os usuários, o softphone é um programa de software que utiliza o VoIP (Voz Sobre IP). Para a sua utilização, o pré-requisito é apenas que os dois usuários possuam uma boa conexão de internet, possibilitando uma chamada bem sucedida.
A depender do tamanho da sua empresa, pode optar por softphone free ou programas mais completos em suas versões pagas. Abaixo, entenda melhor sobre o que a versão mais completa pode oferecer!
Para que serve um softphone?
Você pode estar se perguntando: para quê utilizar o softphone se hoje existem diversas opções para realizar chamadas de voz e vídeo para outros usuários?
Bom, esse tipo de software é mais complexo e completo do que se imagina!
Com um sistema de telefonia na nuvem, os limites da comunicação são expandidos. Por exemplo, durante a pandemia, diversas empresas que migraram para o modelo home office encontraram grande dificuldade para organizar a comunicação interna e estabelecer um canal que funcionasse para toda empresa, seja ela de pequeno ou grande porte.
Nesse cenário, o softphone surge como uma excelente ferramenta, já que todos os funcionários conseguem ter, dentro de casa, números corporativos que mantenham a privacidade do usuário, mas que possibilitem uma comunicação direta entre todos os funcionários.
Da mesma forma, o call center de empresas também é beneficiado com funcionalidades como:
- Gravações de Chamadas;
- Número virtual (como o prefixo 0303 estabelecido pela Anatel);
- Chamadas Internacionais;
- Controle de Pausas;
- Notas para ligações individuais;
- entre outros.
Benefícios de usar o softphone
Aliando tecnologia e praticidade, o softphone parece uma excelente ideia, mas, e na prática, como esse tipo de software pode beneficiar a empresa contratante?
Isso você descobre agora conferindo quatro pontos que fazem do softphone a escolha ideal para substituir os telefones e celulares no âmbito empresarial!
1. Mobilidade
Sendo um sistema integrado e versátil, o softphone possibilita que seus usuários utilizem diversos aparelhos diferentes com o mesmo acesso, ou seja: no notebook dentro da empresa ou no aplicativo de celular, a comunicação não será perdida ou prejudicada.
Além disso, você terá sempre a economia de espaço onde estiver: seja no escritório ou casa, sua comunicação está integrada no aparelho escolhido, sem ocupar sua mesa.
2. Softphone: download com praticidade de instalação
Sem a necessidade de configurações complexas, máquinas exclusivas, manutenções exclusivas e entre outros impeditivos, o software exige apenas conexão de qualidade e espaço no HD para sua instalação, como qualquer outro aplicativo.
Além disso, existe a versão de softphone para pc e softphone no app para celular e tablet.
Assim, o produto é facilmente escalável entre funcionários. Além disso, possibilita uma maior economia de equipe especializada, constantes manutenções, linhas telefônicas e diversos gastos que são inerentes a utilização de serviços telefônicos convencionais.
3. Multifuncionalidades
Se o telefone tradicional possibilita apenas o recebimento e realização de chamadas, com o softphone você ganha diversas outras funções que permitem o gerenciamento das comunicações de maneira eficiente e de fácil realização.
Isso inclui funções como:
- Histórico de chamadas;
- Informação de disponibilidade;
- Possibilidade para transferir, reter e encaminhar chamadas telefônicas;
- Chamada com mais de 2 participantes dentro da chamada, ou seja, chamadas em conferência;
- Gravação das chamadas recebidas e realizadas para arquivo de dados;
- Função de “não pertube” para inviabilizar o recebimento de ligações em certo período de tempo;
- Correio de voz;
- entre outros.
Viu só quanta coisa bacana dá pra fazer com um único sistema? Essa ampliação pode ser a solução perfeita para a organização da sua empresa ou realização de trabalhador de call center.
4. Interface intuitiva
Quando falamos de sistemas conjuntos para diversas pessoas, pode se criar a ideia de que são softwares complexos e que exigem um trabalho de educação amplo para os usuários.
Mas, com um softphone isso não é preciso, principalmente porque a ideia é se assemelhar a um smartphone, criando uma maior proximidade com os usuários. Além disso, todo o processo é intuitivo, dispensando assim horas de treinamento e proporcionando um aprendizado fácil e prático.
Para aprender a utilizar esse sistema é preciso apenas um passo: começar!
Como funciona o softphone?
Para utilizar o software e ampliar as possibilidades dentro da sua empresa, é possível tê-lo em:
- Celulares;
- Computadores;
- Notebooks;
- Tablets.
Essa variedade de aparelhos possibilita ainda mais mobilidade para os seus usuários.
Para poder realizar as chamadas no serviço, é preciso realizar a instalação do aplicativo no respectivo aparelho e acessar o canal com os dados recebidos pelo VoIP, o equivalente ao número de telefone de cada aparelho.
Com isso, você já pode realizar e receber chamadas de outros aparelhos. Quer um exemplo desse tipo de comunicação? Se você já utilizou o Skype, então a telefonia na nuvem já esteve na sua rotina!
Gratuito e com um viés mais voltado para a comunicação pessoal, o produto desenvolvido pela Microsoft Skype Division é um exemplo claro de como as chamadas pela internet estão a nosso alcance.
Quando falamos do uso de softphones para empresas, a premissa é a mesma: chamadas digitais, o que muda mesmo é a capacidade e funcionalidade desse software.
Como a Callix pode ajudar a sua empresa?
Depois de entender toda a funcionalidade e benefícios desse sistema, você pode estar se perguntando como começar a implementar, certo?
Bom, a Callix pode te ajudar com isso!
Oferecendo soluções tecnológicas para sistemas na nuvem, a Callix ajuda empresas em todo o país a otimizar seus processos de atendimento e vendas nas plataformas online.
Oferecendo segurança, confiabilidade e potencial para escalabilidade de seus serviços, a empresa utiliza o modelo de negócio Software as a Service, SaaS, ou software como um Serviço. Desta forma, tudo que é disponibilizado pela empresa é feito de maneira remota, utilizando o armazenamento na nuvem para ser realizado.
Entre os serviços oferecidos que podem facilitar sua rotina empresarial está o softphone com plano básico e profissional.
Estruture seu call center com a tecnologia da Callix!
Conclusão
Viu só o universo de possibilidades que um software bem estruturado pode proporcionar para sua demanda interna e externa? Pois é, é pensando no seu sucesso que a Callix desenvolve cada programa e atualização.
Se sua empresa trabalha ou começará a dedicar seus esforços em vendas, call centers e atendimentos por ligação, é hora de começar a investir em sistemas seguros e eficientes para entregar a qualidade e segurança que seus clientes merecem!
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Tem alguma dúvida sobre o assunto? Converse com o nosso time de especialistas e entenda melhor como os nossos processos e produtos podem beneficiar a sua empresa!