O PABX em nuvem é a solução para diversas empresas se comunicarem com seus clientes.
O sistema virtualizado permite ligações telefônicas mais estáveis, baratas, com geração de relatórios, dentre outros benefícios. O melhor é que a instalação é simples e, também, com valor acessível.
Então, ficou ainda mais interessado no assunto?
Neste conteúdo do Callix, nós vamos falar mais detalhes sobre o PABX virtual. Você vai ver que o trabalho de gestores e atendentes pode ser muito mais fácil e produtivo.
Então, continue a leitura e aproveite todos os benefícios disponíveis!
O que é um PABX e como ele pode ajudar sua empresa?
A sigla PABX significa Private Automatic Branch Exchange, que traduzido para o português, fica como: Troca Automática de Ramais Privados.
Já na prática, esse sistema funciona de forma bem parecida com uma central de telefone.
A diferença — extremamente importante, aliás — é que ele conecta e controla ramais usados dentro da empresa.
Ou seja, essa então é a forma como o PABX ajuda a sua empresa: integrando ligações externas e ramais internos, em uma mesma central de telefone.
O que é um PABX em nuvem?
O PABX em nuvem tem o mesmo objetivo que explicamos anteriormente. Ou seja, ele consegue conectar chamadas externas a ramais internos.
Isso, com certeza, torna o dia a dia de trabalho mais prático. Um exemplo: um cliente que liga para uma operadora de telefonia pode ser direcionado entre setores da empresa.
A facilidade economiza tempo tanto do operador quanto do cliente.
Bem, agora, o modo de funcionamento do PABX em nuvem tem uma particularidade. O que acontece é que o sistema fica fixo na nuvem, ou seja, em um “espaço” virtual.
Esse aspecto também é ótimo, porque permite que a operação telefônica funcione em diferentes ambientes — inclusive em home office.
PABX analógico, híbrido, IP ou em nuvem: qual escolher?
Nós já vimos qual é o objetivo do PABX, mas você sabia que existem diferentes modelos de tecnologia, para além do PABX em nuvem?
Os outros tipos de sistemas atuantes são:
- PABX Analógico;
- PABX Híbrido;
- PABX IP;
Vamos mostrar as funcionalidades e vantagens deles, abaixo. Assim, fica muito mais fácil escolher a melhor solução para sua empresa. Ah, também vamos comentar mais sobre o PABX em nuvem.
Confira!
PABX Analógico
O PABX analógico é o sistema mais antigo. É exatamente por isso que ele possui menos recursos modernos e, consequentemente, demanda mais trabalho.
Para se ter uma ideia, para colocá-lo em funcionamento, é necessário usar cabos, fios e ramais (dentro da empresa mesmo).
Além disso, a manutenção é essencial para o PABX analógico.
Se você optar por esse sistema, saiba que ele precisa de altos investimentos, e conta com recursos mais limitados, como:
- transferência de ligações;
- chamadas em espera;
- identificador de chamadas;
- bloqueio de ligações a cobrar (recebidas);
- disponibilidade de senhas para os ramais.
A boa notícia é que existem versões de PABX mais modernas, práticas e econômicas.
PABX Híbrido
O sistema PABX híbrido — como o próprio nome adianta — converge diferentes tipos de tecnologia (PABX digital, de IP e analógico).
Assim como o PABX analógico, o híbrido demanda investimentos mais caros.
Ao mesmo tempo, ele possui uma particularidade: consegue definir qual a melhor tecnologia a ser usada, em determinados momentos.
Vamos usar um exemplo para simplificar…
Se um funcionário precisa fazer uma ligação para outro número fixo, entra em ação o PABX analógico.
Agora, se a chamada for para um número fora do país, aí é usado o PABX digital (tipo de ligação que custa menos dinheiro).
PABX IP
Ainda, podemos citar o PABX IP, também conhecido como central telefônica por VoIP (Voice Over Internet Protocol – Voz sobre IP).
O ponto diferencial dele é que dá para realizar e receber chamadas por computador, notebook e, até mesmo, smartphone. Tudo funciona dentro da mesma rede de telefonia.
Para o funcionamento dessa tecnologia, é preciso instalar um software no computador ou em outros aparelhos dos funcionários.
Também é preciso que a empresa tenha um data center instalado dentro dela. Fora isso, é crucial ter uma empresa especializada em PABX IP para dar suporte.
PABX em Nuvem (outras informações importantes)
Vamos relembrar: o PABX em nuvem, também conhecido como PABX virtual, é a tecnologia mais recente para centrais de atendimento.
A solução é indicada tanto para ligações ativas quanto receptivas. Mas, afinal, como ela opera?
O PABX em nuvem tem uma lógica muito semelhante a do PABX IP.
A diferença é que o sistema na nuvem não precisa de uma área de instalação na empresa. Além disso, não é necessário usar data center.
Outra vantagem, como também comentamos, é que o sistema virtual é bem fácil de ser implementado.
Basta saber quantos funcionários existem na central de telefonia, e fazer as adequações necessárias.
A manutenção do PABX em nuvem também é mais simples e barata, se comparada com outras tecnologias.
Veja outras funcionalidades possíveis:
- atendimento automatizado;
- gravação de chamadas;
- organização de fila de ligações;
- teleconferências;
- videoconferências;
- monitoramento de chamadas (feito em tempo real);
- geração de relatórios;
- flexibilidade para inserir ou retirar ramais;
- definição de horários para atendimento;
- entre outras.
Quanto custa um PABX em nuvem?
Na verdade, o valor do PABX em nuvem é variável.
Tudo depende do tamanho da sua operação telefônica, por exemplo, quantos operadores são necessários em sua central telefônica.
Diante disso, o melhor é entrar em contato com um dos nossos colaboradores Callix, e ver quanto a solução pode custar para você.
Como funciona a telefonia em nuvem?
O PABX em nuvem, então, funciona por cloud computing (computação em nuvem). Isso significa que todos os procedimentos são feitos por meio da internet.
Não é necessário ter aparelhos telefônicos, as chamadas (ativas e receptivas) são feitas pelo computador.
O sistema virtual, além disso, guarda todos os dados necessários na nuvem (gravação de chamadas, geração de relatórios, quantidade de ligações, etc.).
É, de fato, o sistema mais moderno, prático e econômico, para qualquer empresa!
Vantagens do sistema PABX em nuvem
Depois de falarmos como o PABX em nuvem funciona, vale a pena conhecer mais vantagens dele!
Confira o que você e seus colaboradores podem desfrutar:
Maior qualidade de voz
As chamadas feitas pela internet têm mais qualidade. Ruídos, chiados e instabilidades, no geral, não costumam acontecer.
Diante disso, os funcionários não perdem tempo nos atendimentos.
Além do mais, não acontece do cliente ficar frustrado, porque não conseguiu compreender o atendente ou falar o que precisava.
Baixo investimento e redução de custos
Como mencionado, o PABX em nuvem tem um investimento e manutenção mais baratos.
Não é preciso, por exemplo, ter um espaço físico na empresa nem data center. A central de telefone é toda virtual.
Só de não precisar ter um escritório já poupa muito dinheiro. Afinal, o pagamento de aluguel, fora gastos fixos (conta de luz, telefone, água e afins) gera um custo bem grande.
Flexibilidade e integração
A central de telefonia virtual, além de tudo, é totalmente flexível. Dá para inserir ou retirar linhas e ramais, sempre que necessário.
Ou seja, donos e gestores de call center têm muito mais autonomia para trabalhar.
Esse ponto é extremamente importante, porque a jornada das empresas e dos negócios pode sempre mudar.
Instalação e configuração mais fácil
O PABX virtual, de fato, tem instalação e manutenção mais simples.
Para isso, veja qual é a demanda da sua empresa: quantos colaboradores existem na central de atendimento. Também verifique quantos ramais são necessários.
Depois, é só solicitar a instalação do sistema. Cada colaborador vai poder acessar o PABX de qualquer lugar.
Melhorias no atendimento
Além das chamadas telefônicas serem mais estáveis, como dito, há a geração de relatórios com o PABX virtual.
E, sem dúvidas: ter riqueza de informações ajuda (e muito) nas melhorias no atendimento!
É possível pensar em como abordar melhor o cliente, como diminuir o tempo de atendimento, e muito mais.
Ganho de produtividade
A vantagem sobre o ganho de produtividade acontece por várias razões.
A primeira delas está ligada à maior qualidade de atendimento. Com ligações mais estáveis, por exemplo, sobra mais tempo para outras tarefas.
Outro ponto importante é que os colaboradores podem trabalhar remotamente. A possibilidade do home office aumenta a qualidade de vida e, consequentemente, a produtividade.
Sem contar na geração de relatórios, que abre caminhos para mais insights e melhorias para a empresa e os clientes.
Proporciona dados otimizados
Lembrando que o PABX na nuvem capta e exibe dados. Os gestores podem ter acesso, por exemplo, a relatórios sobre: tempo de chamadas, quantidade de ligações e afins.
As informações precisas somam ao entendimento das necessidades dos clientes, dos funcionários e dos negócios, no geral.
Fica muito mais fácil tomar decisões e praticar melhorias na empresa.
Qual o melhor PABX em nuvem?
A Callix possui uma interface inteligente para PABX em nuvem.
É possível ter conversas de qualidade, com os clientes, por meio das principais operadoras do país.
Além disso, a Callix também oferece números de telefone com DDD do Brasil e, ainda, com os custos mais baratos do mercado.
Você também pode acompanhar todas as chamadas feitas e recebidas. Fica tudo gravado e guardado na nuvem.
Precisa de mais dados para melhorar os atendimentos, treinar equipes e bater metas? Para isso, existem os relatórios do sistema virtual.
Veja mais sobre as soluções do PABX, que funciona em nuvem, para diferentes formas de central de atendimento:
Callix para atendimento
- filas receptivas (organize suas ligações em filas);
- tecnologia URA (para direcionar seu cliente a outros ramais e operadores);
- suporte (faça mais supervisões e treinamentos de equipes);
- captura de dados do cliente;
- supervisão em tempo real das chamadas;
- solução de callback;
- utilização de números empresariais.
Callix para vendas
- dicador automático;
- URA Reversa (URA Ativa);
- gravações de ligações.
Callix para escritório
- filas receptivas;
- URA;
- gravação de chamadas;
- geração de relatórios de acompanhamento;
- relatório de saldo de telefonia (para acompanhamento do saldo de sua conta de telefone).
Tenha todos os benefícios possíveis de um PABX na nuvem!
Conte com toda a experiência da Callix, para realizar a comunicação com os seus clientes.
Tudo de forma eficaz e otimizada!
Otimize seu processo
Neste conteúdo, você pôde saber mais sobre o PABX que funciona em nuvem. Este tipo de sistema funciona por cloud computing (computação em nuvem).
Sendo assim, para receber ou fazer ligações (aos clientes), não é preciso utilizar aparelhos de telefone. As chamadas acontecem de modo automático, sempre pela internet.
Isso gera muito mais economia, praticidade e eficiência para funcionários e clientes.
O PABX fica todo na nuvem, assim, dispensando o uso de espaço físico dentro da empresa. Seus colaboradores podem trabalhar de onde quiserem, o que, também, melhora muito a produtividade.
Quer saber mais sobre o PABX virtual? Entre em contato agora mesmo com o Callix!