PABX em nuvem: como funciona e quais as vantagens

Sumário

O PABX em nuvem é a solução para diversas empresas se comunicarem com seus clientes. 

O sistema virtualizado permite ligações telefônicas mais estáveis, baratas, com geração de relatórios, dentre outros benefícios. O melhor é que a instalação é simples e, também, com valor acessível. 

Então, ficou ainda mais interessado no assunto? 

Neste conteúdo do Callix, nós vamos falar mais detalhes sobre o PABX virtual. Você vai ver que o trabalho de gestores e atendentes pode ser muito mais fácil e produtivo. 

Então, continue a leitura e aproveite todos os benefícios disponíveis! 

A Callix oferece solução em PABX em nuvem. Confira mais sobre o serviço e garanta melhorias para sua empresa e, claro, para seus clientes!

O que é um PABX e como ele pode ajudar sua empresa?

A sigla PABX significa Private Automatic Branch Exchange, que traduzido para o português, fica como: Troca Automática de Ramais Privados. 

Já na prática, esse sistema funciona de forma bem parecida com uma central de telefone. 

A diferença — extremamente importante, aliás — é que ele conecta e controla ramais usados dentro da empresa. 

Ou seja, essa então é a forma como o PABX ajuda a sua empresa: integrando ligações externas e ramais internos, em uma mesma central de telefone. 

O que é um PABX em nuvem?

O PABX em nuvem tem o mesmo objetivo que explicamos anteriormente. Ou seja, ele consegue conectar chamadas externas a ramais internos. 

Isso, com certeza, torna o dia a dia de trabalho mais prático. Um exemplo: um cliente que liga para uma operadora de telefonia pode ser direcionado entre setores da empresa. 

A facilidade economiza tempo tanto do operador quanto do cliente. 

Bem, agora, o modo de funcionamento do PABX em nuvem tem uma particularidade. O que acontece é que o sistema fica fixo na nuvem, ou seja, em um “espaço” virtual. 

Esse aspecto também é ótimo, porque permite que a operação telefônica funcione em diferentes ambientes — inclusive em home office. 

PABX analógico, híbrido, IP ou em nuvem: qual escolher?

Nós já vimos qual é o objetivo do PABX, mas você sabia que existem diferentes modelos de tecnologia, para além do PABX em nuvem? 

Os outros tipos de sistemas atuantes são: 

  • PABX Analógico;
  • PABX Híbrido;
  • PABX IP;

Vamos mostrar as funcionalidades e vantagens deles, abaixo. Assim, fica muito mais fácil escolher a melhor solução para sua empresa. Ah, também vamos comentar mais sobre o PABX em nuvem. 

Confira!

PABX Analógico

O PABX analógico é o sistema mais antigo. É exatamente por isso que ele possui menos recursos modernos e, consequentemente, demanda mais trabalho. 

Para se ter uma ideia, para colocá-lo em funcionamento, é necessário usar cabos, fios e ramais (dentro da empresa mesmo). 

Além disso, a manutenção é essencial para o PABX analógico. 

Se você optar por esse sistema, saiba que ele precisa de altos investimentos, e conta com recursos mais limitados, como: 

  • transferência de ligações;
  • chamadas em espera; 
  • identificador de chamadas;
  • bloqueio de ligações a cobrar (recebidas);
  • disponibilidade de senhas para os ramais. 

A boa notícia é que existem versões de PABX mais modernas, práticas e econômicas. 

PABX Híbrido

O sistema PABX híbrido — como o próprio nome adianta — converge diferentes tipos de tecnologia (PABX digital, de IP e analógico).

Assim como o PABX analógico, o híbrido demanda investimentos mais caros. 

Ao mesmo tempo, ele possui uma particularidade: consegue definir qual a melhor tecnologia a ser usada, em determinados momentos. 

Vamos usar um exemplo para simplificar… 

Se um funcionário precisa fazer uma ligação para outro número fixo, entra em ação o PABX analógico. 

Agora, se a chamada for para um número fora do país, aí é usado o PABX digital (tipo de ligação que custa menos dinheiro). 

pabx em nuvem callix

PABX IP

Ainda, podemos citar o PABX IP, também conhecido como central telefônica por VoIP (Voice Over Internet Protocol – Voz sobre IP). 

O ponto diferencial dele é que dá para realizar e receber chamadas por computador, notebook e, até mesmo, smartphone. Tudo funciona dentro da mesma rede de telefonia. 

Para o funcionamento dessa tecnologia, é preciso instalar um software no computador ou em outros aparelhos dos funcionários. 

Também é preciso que a empresa tenha um data center instalado dentro dela. Fora isso, é crucial ter uma empresa especializada em PABX IP para dar suporte. 

PABX em Nuvem (outras informações importantes)

Vamos relembrar: o PABX em nuvem, também conhecido como PABX virtual, é a tecnologia mais recente para centrais de atendimento. 

A solução é indicada tanto para ligações ativas quanto receptivas. Mas, afinal, como ela opera? 

O PABX em nuvem tem uma lógica muito semelhante a do PABX IP. 

A diferença é que o sistema na nuvem não precisa de uma área de instalação na empresa. Além disso, não é necessário usar data center. 

Outra vantagem, como também comentamos, é que o sistema virtual é bem fácil de ser implementado. 

Basta saber quantos funcionários existem na central de telefonia, e fazer as adequações necessárias. 

A manutenção do PABX em nuvem também é mais simples e barata, se comparada com outras tecnologias. 

Veja outras funcionalidades possíveis: 

pabx em nuvem como funciona

Quanto custa um PABX em nuvem?

Na verdade, o valor do PABX em nuvem é variável. 

Tudo depende do tamanho da sua operação telefônica, por exemplo, quantos operadores são necessários em sua central telefônica. 

Diante disso, o melhor é entrar em contato com um dos nossos colaboradores Callix, e ver quanto a solução pode custar para você. 

Como funciona a telefonia em nuvem?

O PABX em nuvem, então, funciona por cloud computing (computação em nuvem). Isso significa que todos os procedimentos são feitos por meio da internet. 

Não é necessário ter aparelhos telefônicos, as chamadas (ativas e receptivas) são feitas pelo computador.  

O sistema virtual, além disso, guarda todos os dados necessários na nuvem (gravação de chamadas, geração de relatórios, quantidade de ligações, etc.). 

É, de fato, o sistema mais moderno, prático e econômico, para qualquer empresa!

Vantagens do sistema PABX em nuvem

Depois de falarmos como o PABX em nuvem funciona, vale a pena conhecer mais vantagens dele! 

Confira o que você e seus colaboradores podem desfrutar: 

Maior qualidade de voz

As chamadas feitas pela internet têm mais qualidade. Ruídos, chiados e instabilidades, no geral, não costumam acontecer. 

Diante disso, os funcionários não perdem tempo nos atendimentos. 

Além do mais, não acontece do cliente ficar frustrado, porque não conseguiu compreender o atendente ou falar o que precisava. 

Baixo investimento e redução de custos

Como mencionado, o PABX em nuvem tem um investimento e manutenção mais baratos. 

Não é preciso, por exemplo, ter um espaço físico na empresa nem data center. A central de telefone é toda virtual.

Só de não precisar ter um escritório já poupa muito dinheiro. Afinal, o pagamento de aluguel, fora gastos fixos (conta de luz, telefone, água e afins) gera um custo bem grande. 

Flexibilidade e integração

A central de telefonia virtual, além de tudo, é totalmente flexível. Dá para inserir ou retirar linhas e ramais, sempre que necessário. 

Ou seja, donos e gestores de call center têm muito mais autonomia para trabalhar. 

Esse ponto é extremamente importante, porque a jornada das empresas e dos negócios pode sempre mudar. 

Instalação e configuração mais fácil

O PABX virtual, de fato, tem instalação e manutenção mais simples. 

Para isso, veja qual é a demanda da sua empresa: quantos colaboradores existem na central de atendimento. Também verifique quantos ramais são necessários. 

Depois, é só solicitar a instalação do sistema. Cada colaborador vai poder acessar o PABX de qualquer lugar. 

Melhorias no atendimento

Além das chamadas telefônicas serem mais estáveis, como dito, há a geração de relatórios com o PABX virtual. 

E, sem dúvidas: ter riqueza de informações ajuda (e muito) nas melhorias no atendimento! 

É possível pensar em como abordar melhor o cliente, como diminuir o tempo de atendimento, e muito mais. 

Ganho de produtividade

A vantagem sobre o ganho de produtividade acontece por várias razões. 

A primeira delas está ligada à maior qualidade de atendimento. Com ligações mais estáveis, por exemplo, sobra mais tempo para outras tarefas. 

Outro ponto importante é que os colaboradores podem trabalhar remotamente. A possibilidade do home office aumenta a qualidade de vida e, consequentemente, a produtividade. 

Sem contar na geração de relatórios, que abre caminhos para mais insights e melhorias para a empresa e os clientes. 

Proporciona dados otimizados

Lembrando que o PABX na nuvem capta e exibe dados. Os gestores podem ter acesso, por exemplo, a relatórios sobre: tempo de chamadas, quantidade de ligações e afins. 

As informações precisas somam ao entendimento das necessidades dos clientes, dos funcionários e dos negócios, no geral. 

Fica muito mais fácil tomar decisões e praticar melhorias na empresa. 

pabx em nuvem o que é

Qual o melhor PABX em nuvem?

A Callix possui uma interface inteligente para PABX em nuvem. 

É possível ter conversas de qualidade, com os clientes, por meio das principais operadoras do país. 

Além disso, a Callix também oferece números de telefone com DDD do Brasil e, ainda, com os custos mais baratos do mercado. 

Você também pode acompanhar todas as chamadas feitas e recebidas. Fica tudo gravado e guardado na nuvem. 

Precisa de mais dados para melhorar os atendimentos, treinar equipes e bater metas? Para isso, existem os relatórios do sistema virtual. 

Veja mais sobre as soluções do PABX, que funciona em nuvem, para diferentes formas de central de atendimento: 

Callix para atendimento

  • filas receptivas (organize suas ligações em filas);
  • tecnologia URA (para direcionar seu cliente a outros ramais e operadores);
  • suporte (faça mais supervisões e treinamentos de equipes);
  • captura de dados do cliente;
  • supervisão em tempo real das chamadas;
  • solução de callback;
  • utilização de números empresariais. 

Callix para vendas

  • dicador automático;
  • URA Reversa (URA Ativa);
  • gravações de ligações. 

Callix para escritório 

  • filas receptivas;
  • URA;
  • gravação de chamadas;
  • geração de relatórios de acompanhamento;
  • relatório de saldo de telefonia (para acompanhamento do saldo de sua conta de telefone). 

Tenha todos os benefícios possíveis de um PABX na nuvem! 

Conte com toda a experiência da Callix, para realizar a comunicação com os seus clientes. 

Tudo de forma eficaz e otimizada!

Otimize seu processo 

Neste conteúdo, você pôde saber mais sobre o PABX que funciona em nuvem. Este tipo de sistema funciona por cloud computing (computação em nuvem). 

Sendo assim, para receber ou fazer ligações (aos clientes), não é preciso utilizar aparelhos de telefone. As chamadas acontecem de modo automático, sempre pela internet. 

Isso gera muito mais economia, praticidade e eficiência para funcionários e clientes. 

O PABX fica todo na nuvem, assim, dispensando o uso de espaço físico dentro da empresa. Seus colaboradores podem trabalhar de onde quiserem, o que, também, melhora muito a produtividade. 

Quer saber mais sobre o PABX virtual? Entre em contato agora mesmo com o Callix!

Conteúdos relacionados
Categorias
Receba conteúdos relevantes para seu Contact Center ser mais eficiente!
Acesse em primeira mão materiais exclusivos.

Solicitar demonstração

Teste grátis o sistema profissional por 7 dias. Sem custo de implantação ou multa de cancelamento.

*Teste a plataforma Callix por 7 dias e pague apenas pela telefonia utilizada no período.

Te ligamos

Preencha seus dados para que possamos entrar em contato o mais breve possível!

Fique atento: você receberá a ligação através do número (11) 3126-2322. Salve na agenda!