Os benefícios da tecnologia VoIP para empresas

Sumário

Se você precisar realizar ou receber chamadas telefônicas — na área em que trabalha —, mas com economia, nós temos uma ótima notícia! 

Toda a eficiência está na tecnologia VoIP. Já tinha ouvido falar sobre ela? Neste conteúdo, nós vamos te contar os benefícios do VoIP. 

Você vai perceber que dá para ter ligações telefônicas com qualidade, segurança e preços acessíveis. Dessa forma, todos ganham: empresa, funcionários e, claro, clientes. 

Então, continue por aqui e saiba, especificamente, os seguintes pontos: 

  • O que é o serviço VoIP?
  • Como funciona o sistema de telefonia VoIP?
  • Quais são os tipos de serviço VoIP;
  • O VoIP é para sua empresa?
  • Benefícios do VoIP para sua empresa;
  • Como encontrar a empresa de VoIP ideal para seu negócio?
  • Conclusão. 

Aproveite as informações! 

O que é o serviço VoIP?

VoIP é uma sigla para Voice Over Internet Protocol ou Voz Sobre IP. O termo também pode ser chamado de Voz sobre Protocolo de IP ou telefonia de IP. 

Mas, afinal de contas, o que tudo isso significa? 

O VoIP é um tipo de tecnologia que permite chamadas telefônicas (efetuadas e recebidas) por meio da internet. 

Isso mesmo… Nem sempre é preciso, necessariamente, utilizar operadoras de telefonia, aparelhos telefônicos e afins. 

A internet veio, também, para facilitar essa forma de comunicação!

Como funciona o sistema de telefonia VoIP?

Antes de falarmos sobre os benefícios do VoIP, vale entender o seu funcionamento. 

O ponto central dessa tecnologia é a internet, ou seja, sem ela as ligações por IP não seriam possíveis. 

Na prática, tudo se dá assim: você providencia o acesso à internet banda larga (também pode ser por rádio ou cabo). 

O próximo passo é contratar um serviço de Voz Sobre IP. As ligações, então, são movidas entre os usuários, por seus endereços de destino. 

Sendo assim, todos os áudios são transformados em pacotes de dados, que podem ser transferidos pela internet. 

As chamadas podem ser feitas de computador para telefone ou, ainda, de um computador para outro. 

benefícios de voip quais são

Quais são os tipos de serviço VoIP

Agora que já vimos o que é VoIP e como isso funciona, vamos às variações de Voz Sobre IP. 

Telefone VoIP USB 

Os tipos de Telefone VoIP USB são bem comuns. Neste caso, é necessário conectar o telefone VoIP a uma porta e ao USB do computador. 

Além disso, também é fundamental ter um software VoIP. Depois, você já consegue realizar e receber chamadas. 

Software IP

O Software IP consiste em um programa de computador que, nesse caso, usa telefone, microfone e caixas de som. 

Com isso, é possível receber e efetuar chamadas telefônicas, pelo próprio computador ou por um set anexado. 

Telefone VoIP Hadware IP

Já o Hadware basicamente é um telefone ligado ao computador. A conexão se dá por um mini hub integrado, que tem acesso à rede de dados. 

A vantagem é que, para essa tecnologia, não é necessário ter uma rede adicional de telefone. 

Adaptador ATA

O Adaptador ATA, por sua vez, é ideal para quem não quer deixar de usar o aparelho telefônico. 

O papel do adaptador, especificamente, é fazer a conexão do telefone com a tomada da rede Ethernet. Ou seja, o telefone comum passa a ser um telefone IP. 

O VoIP é para sua empresa?

Bom, os benefícios do VoIP são bem variados. O principal deles é a economia de dinheiro. 

Afinal, todas as chamadas telefônicas podem ser feitas pela internet, assim, reduzindo os gastos com operadoras de telefonia. 

Se a empresa possui acesso a uma internet de qualidade e, além disso, tem como se adaptar às estruturas do VoIP —, certamente, a tecnologia de Voz por IP fará total diferença! 

Vale lembrar que você, ainda, tem diferentes tipos de serviço VoIP à sua disposição. 

benefícios de voip callix

Benefícios do VoIP para sua empresa

Para quem ainda tem dúvida sobre os benefícios de VoIP, nós separamos outros aspectos que valem a pena entrar em destaque. 

Eles vão te ajudar a enxergar a tecnologia VoIP com mais clareza. Logo, também vai ficar mais fácil decidir quando e como instalar o Voice Over Internet Protocol.

Confira mais dos benefícios: 

Maior escalabilidade

A instalação e o uso do VoIP são fáceis. A partir disso, fica muito mais fácil conseguir a escalabilidade da empresa. 

Por exemplo, com a chegada de novos clientes, é preciso aumentar o time de atendimento? Tudo bem! A tecnologia VoIP permite que novas linhas telefônicas sejam adicionadas ao sistema. 

A adaptação não depende, necessariamente, de mudanças na estrutura física da empresa. 

Aliás, com uma central de telefone virtual, é possível manter os colaboradores em sistema remoto ou híbrido. 

A mesma facilidade se aplica, caso a empresa precise abrir novas filiais. 

Facilidade de implementação

Mais um dos benefícios do VoIP é a facilidade para implementá-lo. 

Para isso, basta identificar quantas linhas telefônicas a equipe precisa. Além disso, quais e quantos ramais internos serão necessários.

Então, você contrata uma empresa de telefonia IP e marca a instalação, que também é prática. 

Sendo assim, não é preciso fazer investimentos exorbitantes nem mudar completamente as dinâmicas dos negócios. 

Moderniza o atendimento

VoIP é um tipo de comunicação extremamente moderna. Afinal, ela nasceu com a internet e seus avanços. 

É possível realizar e receber as chamadas por computador, onde e quando for preciso. 

Aliás, a modernidade também impacta na maior qualidade das chamadas. A comunicação fica mais estável, sem chiados, falhas e afins. 

Redução de custo

Como já mencionamos, um dos principais benefícios do VoIP é a redução de custos. 

Afinal, dá para fazer chamadas (para dentro e fora do Brasil), de forma mais autônoma. Ou seja, sem depender tanto das operadoras de telefonia. 

Agora, imagina isso em uma empresa de call center — que realiza e/ou recebe centenas de chamadas, por dia? 

A economia é surpreendente!

Segurança

A utilização de VoIP pode ser combinada com ferramentas de segurança de dados. 

Um exemplo disso é o Firewall, ferramenta que controla o acesso a portas e janelas do computador. 

Outro ponto importante é que, por meio da tecnologia de VoIP, dá para gravar as chamadas. Isso permite maior controle entre o que é tratado entre funcionários e clientes. 

Maior mobilidade

Outro grande benefício do VoIP é que ele tem total mobilidade. Mas como assim? Bom, dá para instalá-lo de modo fácil e, ainda, usá-lo em filiais da empresa. 

Além disso e como já comentado, os colaboradores podem usar a Voz sobre Protocolo de IP em home office. 

Ah, e se os funcionários têm que trabalhar na rua, basta conectar celulares à tecnologia IP. 

benefícios de voip dicas

Como encontrar a empresa de VoIP ideal para seu negócio?

Até aqui, nós falamos bastante sobre os benefícios do VoIP. Mas, claro, para desfrutar de todos eles, é preciso saber escolher uma empresa do ramo. 

Então, seguem algumas dicas para te ajudar na seleção… Opte por uma empresa que: 

  • Possibilite o VoIP para qualquer tipo de operação (vendas, pesquisas, cobranças, atendimentos, etc.);
  • dê acesso ao VoIP de qualquer computador (ideal para trabalho home office);
  • permita a telefonia IP em operações de todos os tamanhos e demandas;
  • tenha preços mensais e ajustados sob necessidade. 

Além disso, claro, é importante que a empresa de VoIP tenha tradição e experiência nesse setor. 

A telefonia VoIP é uma alternativa interessante e acessível para quem deseja economizar e melhorar a comunicação. Fale com nossos especialistas!

Conclusão

Desta vez, o Callix falou sobre os benefícios de VoIP. 

Como você pôde ver, aquela sigla significa: Voice Over Internet Protocol ou Voz Sobre IP. Ela serve para possibilitar chamadas telefônicas, só que feitas pela internet. 

A tamanha modernidade traz várias vantagens, como: economia de custos, mais qualidade para as ligações, mobilidade para a empresa, escalabilidade dos negócios e mais. 

Benefícios, de fato, imperdíveis… Tanto para empresa, colaboradores e clientes! 

Quer saber mais sobre eles e, ainda, fazer a contratação da tecnologia em pauta? Entre em contato agora mesmo com o Callix!

Conteúdos relacionados
Categorias
Receba conteúdos relevantes para seu Contact Center ser mais eficiente!
Acesse em primeira mão materiais exclusivos.

Solicitar demonstração

Teste grátis o sistema profissional por 7 dias. Sem custo de implantação ou multa de cancelamento.

*Teste a plataforma Callix por 7 dias e pague apenas pela telefonia utilizada no período.

Te ligamos

Preencha seus dados para que possamos entrar em contato o mais breve possível!

Fique atento: você receberá a ligação através do número (11) 3126-2322. Salve na agenda!