Um gravador de chamadas pode possibilitar inúmeras vantagens, seja para as empresas que implementam a ferramenta para o time de atendimento ou para os clientes.
Além disso, existe um decreto de lei que determina que algumas empresas devem ter as ligações gravadas, mas sempre lembrando para o cliente antes de iniciar a conversa.
Por isso, confira a seguir o que é um gravador de chamadas, quais as vantagens e como funciona esse aparelho.
O que é um gravador de chamadas?
Um gravador de chamadas é um equipamento bastante eficaz para empresas, que promove mais segurança nas ligações e inúmeros benefícios à instituição e aos consumidores.
Além de armazenar conversas que podem ser importantes, ele pode ser utilizado, também, como um medidor da qualidade do atendimento, entre outros pontos.
Como funciona o aparelho de gravação de chamadas?
O princípio de funcionamento do gravador é simples, a gravação é iniciada automaticamente quando o telefone é retirado do gancho ou, até mesmo, toma uma linha PABX. Ao finalizar a chamada, a gravação também é finalizada de maneira automática.
Na gravação de canais IP, por sua vez, a gravação tem início quando é completada e a pessoa que ligou tem sua chamada atendida pela outra linha.
Por que gravar as chamadas telefônicas?
Gravar chamadas telefônicas pode garantir a proteção em relação aos direitos do consumidor, além de promover inúmeros benefícios também para a empresa.
O decreto de lei nº 6.523 obrigou que haja gravações entre as empresas, como as do setor de telecomunicações, planos de saúde, bancárias e de outros segmentos.
É necessário sempre lembrar ao cliente de que a ligação está sendo gravada, além de informar o número de protocolo da gravação/chamada.
Confira a seguir mais algumas vantagens de ter um gravador de chamadas na empresa.
Quais as vantagens de ter gravador de chamadas?
Algumas empresas não são obrigadas a ter um gravador de chamadas para o time de atendimento. No entanto, portar o equipamento pode oferecer diversos benefícios.
Confira alguns deles:
- Resguardo jurídico: é possível, ao gravar a conversa, obter provas em possíveis ações judiciais, seja por parte da empresa ou do cliente;
- Qualidade de atendimento: gravar as conversas possibilita ao gestor mapear falhas no atendimento aos consumidores e, então, propor melhorias para o time de atendimento;
- Garantir segurança: ao receber uma ligação – ou mesmo realizá-la – é possível que o consumidor perceba um profissionalismo maior, além de se sentir mais seguro com o atendimento.
- Garantir a satisfação do consumidor: ao pedir a opinião do público consumidor, com um gravador é possível obter e computar o feedback de cada cliente, em prol da melhoria dos produtos ou serviços.
Afinal, quando utilizar um gravador de chamadas?
Para decidir utilizar ou não um gravador de chamadas, é necessário checar se os benefícios fazem sentido para você.
De antemão, já adiantamos: um gravador é muito útil para uma empresa, e com certeza fará diferença no dia a dia do time de atendimento. Por isso, busque trazer a ferramenta para a sua empresa e tenha todos os benefícios descritos neste conteúdo!