O que é um gravador de chamadas? Conheça sua finalidade

Sumário

Um gravador de chamadas pode possibilitar inúmeras vantagens, seja para as empresas que implementam a ferramenta para o time de atendimento ou para os clientes.

Além disso, existe um decreto de lei que determina que algumas empresas devem ter as ligações gravadas, mas sempre lembrando para o cliente antes de iniciar a conversa.

Por isso, confira a seguir o que é um gravador de chamadas, quais as vantagens e como funciona esse aparelho.

O que é um gravador de chamadas?

Um gravador de chamadas é um equipamento bastante eficaz para empresas, que promove mais segurança nas ligações e inúmeros benefícios à instituição e aos consumidores.

Além de armazenar conversas que podem ser importantes, ele pode ser utilizado, também, como um medidor da qualidade do atendimento, entre outros pontos.

Como funciona o aparelho de gravação de chamadas?

O princípio de funcionamento do gravador é simples, a gravação é iniciada automaticamente quando o telefone é retirado do gancho ou, até mesmo, toma uma linha PABX. Ao finalizar a chamada, a gravação também é finalizada de maneira automática.

Na gravação de canais IP, por sua vez, a gravação tem início quando é completada e a pessoa que ligou tem sua chamada atendida pela outra linha. 

Por que gravar as chamadas telefônicas?

Gravar chamadas telefônicas pode garantir a proteção em relação aos direitos do consumidor, além de promover inúmeros benefícios também para a empresa.

O decreto de lei nº 6.523 obrigou que haja gravações entre as empresas, como as do setor de telecomunicações, planos de saúde, bancárias e de outros segmentos.

É necessário sempre lembrar ao cliente de que a ligação está sendo gravada, além de informar o número de protocolo da gravação/chamada.

Confira a seguir mais algumas vantagens de ter um gravador de chamadas na empresa.

Quais as vantagens de ter gravador de chamadas?

Algumas empresas não são obrigadas a ter um gravador de chamadas para o time de atendimento. No entanto, portar o equipamento pode oferecer diversos benefícios.

Confira alguns deles:

  • Resguardo jurídico: é possível, ao gravar a conversa, obter provas em possíveis ações judiciais, seja por parte da empresa ou do cliente;
  • Qualidade de atendimento: gravar as conversas possibilita ao gestor mapear falhas no atendimento aos consumidores e, então, propor melhorias para o time de atendimento;
  • Garantir segurança: ao receber uma ligação – ou mesmo realizá-la – é possível que o consumidor perceba um profissionalismo maior, além de se sentir mais seguro com o atendimento.
  • Garantir a satisfação do consumidor: ao pedir a opinião do público consumidor, com um gravador é possível obter e computar o feedback de cada cliente, em prol da melhoria dos produtos ou serviços.

Afinal, quando utilizar um gravador de chamadas?

Para decidir utilizar ou não um gravador de chamadas, é necessário checar se os benefícios fazem sentido para você.

De antemão, já adiantamos: um gravador é muito útil para uma empresa, e com certeza fará diferença no dia a dia do time de atendimento. Por isso, busque trazer a ferramenta para a sua empresa e tenha todos os benefícios descritos neste conteúdo!

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