Se você quer aumentar a produtividade de sua empresa, as técnicas de vendas por telefone são extremamente importantes, por isso, devem ser aprimoradas.
Para isso, basta que seus colaboradores utilizem algumas estratégias para lidar com o público-alvo. Há alguns métodos infalíveis que podem garantir resultados surpreendentes.
Ligar para o cliente é apenas o início de um longo trabalho, pois saber manter esse contato é o que faz toda a diferença.
Para isso, o vendedor deve conhecer algumas técnicas capazes de envolver e persuadir o cliente e convencê-lo a comprar a sua ideia, seu produto ou seu serviço.
Confira o que é necessário para um bom atendimento telefônico, alcançar seus objetivos e bater suas metas. Acompanhe!
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O que são técnicas de vendas por telefone?
As técnicas de vendas por telefone são um conjunto de ações para:
- chamar a atenção do cliente;
- entender as “dores” do cliente;
- criar identificação com o cliente;
- oferecer produtos ou serviços que solucionem as respectivas dores do cliente.
O ideal, também, é que tudo isso seja feito em um curto espaço de tempo.
Vantagens de vender por telefone
Existem muitas vantagens para a sua empresa adotar técnicas de venda por telefone. Para não ficar dúvidas sobre isso, nós listamos os principais pontos positivos.
Veja só quais são eles:
Alto volume de atendimentos
Atender por telefone, sobretudo com alta tecnologia, permite um maior número de vendas. Afinal, por telefone pode ser bem mais rápido a conversa do que pessoalmente.
De novo, com algumas tecnologias, por exemplo, discador automático, o trabalho fica ágil mesmo.
Fechamento de compra na hora
Se a venda seguir um script realmente eficiente, as chances de vendas são enormes. Ou seja, o cliente acaba fechando a compra na hora.
Isso, claro, evita que a sua empresa perca uma venda importante.
Acompanhamento e melhora dos atendimentos
Todas as técnicas de vendas por telefone podem ser acompanhadas. Isso por meio de uma tenologia que grave os atendimentos.
Logo, gestores conseguem entender como cada ligação ocorre e, se preciso, indicar melhorias aos atendentes.
Melhora da relação com o cliente
A comunicação por telefone é mais direta, se compararmos a chat ou e-mail. Poder falar diretamente expressa uma noção de acessibilidade.
Ou seja, o cliente entende que a sua empresa está a postos para: vender, tirar dúvidas, dentre outras demandas. Tudo isso melhora a relação entre empresa e clientes.
8 técnicas de vendas por telefone que você precisa saber
Agora, que você já sabe o quanto vale a pena investir em técnicas para atender por telefone, vamos ver algumas dicas práticas?
As oito estão aqui embaixo. Veja só quais são elas:
1. Fazer um planejamento
Antes de começar uma ação de vendas por telefone é necessário que o funcionário tenha tudo que precisará em mãos — ou seja, todas as ferramentas essenciais para o trabalho de atendimento.
Assim, tudo fluirá de forma mais tranquila para encantar e convencer o cliente.
Ter pensamento positivo é fundamental para começar. Depois, vem a parte física, que é ter a seu alcance todo o material de trabalho necessário, como: tabela de preços, bloco de anotações, calendário, calculadora, canetas, mailing para contato, regras, entre outros.
2. Fazer uma boa pesquisa
Antes de entrar em contato com uma empresa ou com uma pessoa para vender alguma coisa, saiba que buscar informações sobre o contato é essencial.
Essa é uma forma de personalizar o atendimento e garantir uma boa experiência para o cliente.
Na verdade, essa pesquisa será o gancho para envolver o consumidor na abordagem. É importante utilizar esses dados nos primeiros minutos para poder avançar na venda.
As informações devem reunir as seguintes questões:
- quem é a pessoa com a qual a empresa vai falar, o que ela faz, onde trabalha e quais são suas principais necessidades;
- se for uma empresa, qual o seu ramo de atividade e o que ela produz;
- qual abordagem deve ser utilizada — se deve ser personalizada e se é recomendável fazer uso dos dados pesquisados.
Esses dados podem ajudar bastante no começo de um bom trabalho de telemarketing.
3. Preparar um script de ligação
A criação de um roteiro de argumentação é uma das técnicas de vendas por telefone capaz de orientar o colaborador durante a negociação. No entanto, é importante que ele conheça as características de cada cliente.
Isso evitará que o vendedor se “enrole” e o ajudará a passar mais credibilidade ao interlocutor.
É essencial que ele transmita confiança ao cliente e, para que isso aconteça, é fundamental que ele domine os assuntos relacionados à empresa e às suas ofertas.
O ideal é que o vendedor faça muitos exercícios até ter segurança suficiente para transmitir ao consumidor tudo que ele precisa saber.
Cuidar para não parecer algo planejado é essencial. É importante buscar naturalidade durante a conversa, tornando-a mais leve e agradável.
4. Criar um fluxo de cadência para aumentar as chances de contato
Durante a venda por telefone, é fundamental que o colaborador crie um fluxo de cadência para não desistir na primeira tentativa negativa.
Isso quer dizer que o ideal é que ele faça uma sequência de tentativas, fazendo uso de diferentes canais, como abordagem por telefone, e-mails, WhatsApp, entre outros.
Dependendo do caso, um deles pode atrair mais o cliente que outro.
A ideia é não desistir no primeiro não recebido. Um fluxo de cadência por variados canais pode ser uma boa estratégia para não perder clientes em potencial.
Muitas vezes, eles preferem ter um tempo a mais para pensar — uma ligação telefônica, por exigir respostas mais rápidas, pode ser incômoda para algumas pessoas.
5. Definir bem as etapas
Existem vendas de todo o tipo: as mais simples e as mais complexas, que exigem um esforço maior do vendedor.
As vendas mais complexas envolvem mais ligações ou demandam mais de um canal de contato, pois não adianta querer fechar negócio na primeira ligação.
Assim, definir o objetivo em cada etapa de venda é crucial. Nesse contexto, é muito importante ir ganhando o cliente, aos poucos.
Essas quebras nas vendas ou etapas são úteis para saber sobre os avanços nas conversas com o cliente.
Dessa forma, a prospecção pode gerar um bom relacionamento e garantir mais concretizações de negócios.
6. Focar na solução do produto
Quando o cliente se interessa por um produto ou serviço é porque ele se beneficiará de alguma forma, concorda?
Por isso, ao tentar convencer a pessoa a consumir determinado item ou serviço o colaborador deve focar na solução do produto, reforçando as vantagens de adquiri-lo.
O que o vendedor deve ter em mente na hora do negócio é que o cliente não compra determinado produto por suas infindáveis características, mas por sua funcionalidade e pelo fato de solucionar um problema.
Por isso, enfatize a solução desse problema.
7. Utilizar palavras positivas durante e ao fechar uma venda
Uma boa estratégia de vendas por telefone envolve evitar o uso de palavras negativas. O colaborador deve se esforçar para falar mais vezes a palavra “sim” e evitar ao máximo falar ”não”.
Assim, trabalha o subconsciente do cliente, tornando a conversa mais otimista.
Essa estratégia ajuda a construir um clima melhor, aumentando as chances de aquisição do produto ou serviço que se deseja vender.
8. Ter atenção para não encaminhar a venda de forma imperativa
Após esclarecer todas as dúvidas e buscar soluções para o problema do cliente chegou a hora de convidá-lo a fechar a venda.
O vendedor deve cuidar para que o processo não aconteça de forma imperativa, criando a sensação de obrigação de concluir a venda. Conduza a conversa de forma natural até que o cliente se decida.
Como você pôde ver neste artigo, utilizar algumas técnicas de vendas por telefone pode trazer bons resultados para qualquer empresa.
Por isso, investir em treinamentos é uma boa estratégia para mudar a forma como a sua equipe trabalha. Siga as nossas dicas e obtenha os melhores resultados!
Como a Callix pode te ajudar nas vendas por telefone!
A Callix possui um sistema para telefonia em nuvem. Você só precisa ter acesso à internet e computadores para isso. Então, todas as chamadas passam a ser feitas pela conexão com a internet.
Muito além disso, o sistema digital consegue: gravar chamadas, gerar relatórios automaticamente, fazer discagens por conta própria, criar fila de espera de atendimento, etc.
Tudo isso torna o trabalho muito mais prático. Sem contar que, ainda, melhora a experiência dos clientes.
É o caminho certo para ter técnicas de vendas por telefone. Tudo com extrema eficiência!
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Conclusão
Neste conteúdo, nós falamos sobre técnicas de vendas por telefone. Vale ressaltar que essas medidas trazem muitas vantagens.
Algumas delas são: agilidade de contato, maior chance de vendas, melhora da relação com o público, dentre outras.
A sua empresa pode colocar todas as técnicas em prática de modo fácil. isso por meio da telefonia em nuvem da Callix. Não perca essa chance!
Gostou deste post sobre técnicas de vendas por telefone? São boas dicas, não é mesmo? Entre em contato conosco e conheça nosso trabalho. Para isso, acesse nossa página!