Nem só com qualidade de produtos ou serviços, e ações de marketing, se consegue bons lucros com vendas. Toda a empresa precisa, também, de um bom sistema de cobrança.
Mas, afinal, o que significa isso, na prática? Fique tranquilo (a), porque nós temos a resposta!
Neste conteúdo, você vai ver como o sistema de cobrança é imprescindível para os negócios.
Além desse ponto, vamos mostrar como fazer contatos de qualidade, com clientes inadimplentes.
Então, se você já tem produtos ou serviços excelentes, fora um time de marketing forte, chegou a hora de fechar os pontos sobre cobrança.
É possível cobrar de forma muito mais fácil e eficiente, não tenha dúvidas!
Continue a leitura e aproveite toda a expertise da Callix!
O que é um sistema de cobrança?
Um sistema de cobrança é uma plataforma usada para gerir: recebimentos e pagamentos de uma empresa.
Isso, sem dúvidas, contribui para um melhor fluxo de caixa. De quebra, você ainda ganha em maior organização e, consequentemente, equilíbrio das finanças.
Nada de planilhas ou tabelas de papel… Hoje em dia, existem muitas tecnologias que somam ao seu trabalho!
Vale a pena demais tornar tudo mais prático e seguro. As tecnologias evitam falhas humanas.
Como funciona um sistema de cobrança
O sistema de cobrança funciona de forma digital. A plataforma, instalada no computador da empresa, é capaz de:
- emitir boletos;
- informar acesso à chave Pix;
- controlar recebimentos;
- fazer cobranças automáticas;
- entre outras funcionalidades.
Todas essas demandas ficam liberadas aos clientes. Depois, a própria plataforma contabiliza tudo o que foi feito.
Por que ter um sistema de cobrança?
Mas, afinal, será que vale a pena mesmo ter um sistema de cobrança? Sim, sem dúvidas! Existem diferentes razões para isso. Vamos ver ou rever as principais…
A plataforma de cobrança traz praticidade à rotina. Imagine que você venda o equivalente a 500 produtos por dia, ok?
Se você precisasse contar um, por um (anotar qual modelo e cor foi vendido), levaria horas e horas, concorda?
Sem contar que, provavelmente, o balanço do caixa (no começo ou no final do dia), ficaria incorreto.
Pode acontecer de centavos não serem contatos. Agora, imagine isso de 500 produtos? É claro que o caixa ficaria em desvantagem.
Já com o sistema de cobrança, é possível ter todo o controle de modo automático. Sem contar que essa tecnologia permite mais facilidade aos clientes.
Por exemplo, uma loja on-line pode já mandar todas as informações de vendas direto para o sistema.
Muito bom, não é mesmo?
E como aperfeiçoar os contatos referentes às cobranças e às vendas?
Em muitos casos, tanto para vender quanto para cobrar, é preciso fazer um contato mais direto. E é exatamente aqui que entra a plataforma para call center em nuvem.
Mas, como assim?
Vamos a outro exemplo…
Muitas empresas conseguem vender altos números, mas, na hora de receberem, “ficam a ver navios”. Alguns clientes não realizam o pagamento, isso por variados motivos.
E, por mais que o sistema de cobrança (plataforma) lembre os clientes, ainda assim, o pagamento não acontece.
Para casos desa forma, nós sugerimos a implementação ou, ainda, a contratação de call center para cobrança.
Como funciona o call center em nuvem?
O call center em nuvem é um sistema com funcionamento totalmente digital. Um software é instalado nos computadores da empresa.
Já dentro dele, ficam todos os dados referentes às vendas e, claro, aos clientes.
Então, basta um operador de call center acessar as informações, ver os pagamentos pendentes, ligar e cobrar os clientes.
Entende? É uma maneira mais ativa e, consequentemente, eficaz de realizar cobranças!
Quais vantagens um sistema de call center para cobrança oferece?
Quando uma empresa passa a usar o sistema de call center, ela percebe ainda mais funcionalidades. Todas as ações geram grandes vantagens.
Vamos conhecer as principais, neste tópico!
Discador automático
O software para call center possui um discador automático. Ele consegue, por exemplo, entender quais são os contatos inadimplementos.
A partir disso, a própria tecnologia realiza discagens automáticas, para o operador falar com o cliente.
Essa funcionalidade gera muito mais economia de tempo. Afinal, se o operador tivesse que procurar contato, por contato, em uma agenda, o trabalho levaria um tempo imenso.
Interface Inteligente (CTI)
O software para realizar cobranças, ainda, possui CTI. A sigla quer dizer uma interface inteligente.
Dessa forma, enquanto o cliente atende a ligação, o operador consegue acessar dados a serem usados na comunicação.
É possível ver qual produto ou serviço foi adquirido, quando isso aconteceu, qual o valor devido, etc.
O CTI, então, torna o contato mais prático, eficiente e rápido.
Painéis de supervisão
Outra vantagem, ligada à tecnologia para call center, é a do painel de supervisão.
Os gestores da central telefônica podem acompanhar todas as chamadas e seus respectivos dados — isso em uma tela fácil e intuitiva.
Os painéis ajudam a monitorar o trabalho dos colaboradores e, claro, alcançar melhorias para o cliente, além de resultados aos negócios.
Geração de relatórios
Dados e informações valem ouro, independentemente do segmento da empresa!
Pensando nisso, o call center em nuvem consegue captar dados dos clientes, das ligações e, posteriormente, gerar relatórios.
Esses tipos de documentos dão base para a tomada de decisões. Não faça nada “no escuro”. Tome atitudes com toda a fundamentação possível!
Integração com outros sistemas
O call center na nuvem, também, consegue atuar de forma integrada.
Isso significa, por exemplo, que você pode usar o seu sistema de cobrança, (plataforma para o controle de pagamentos e recebimentos), simultaneamente, com o software para call center.
Há, ainda, quem integre sistema de CRM (Customer Relationship Management – Relacionamento com o cliente) ao call center digital.
Enfim, de qualquer modo, é possível fazer vários tipos de integrações.
Funcionamento em qualquer lugar
Outra vantagem muito interessante é que o call center em nuvem funciona em qualquer lugar. O que isso significa?
A empresa pode usar a tecnologia no próprio escritório como em casa. Sim, isso mesmo! O sistema em nuvem opera direto da casa de cada funcionário.
Essa facilidade abre espaço para o sistema de trabalho híbrido ou 100% home office. Ofereça mais conforto e flexibilidade aos colaboradores!
Como escolher e contratar sistemas para sua empresa?
É claro que a escolha — tanto do sistema de cobrança como do call center em nuvem — não pode ser feita ao acaso!
É preciso escolher empresas de excelência e tradição, que ofereçam essas soluções. Sobre o call center em nuvem, você pode contar com a Callix!
A nossa empresa é especializada em sistema para call center ativo e receptivo. As soluções servem tanto para realizar cobranças quanto vendas e atendimentos.
Tenha todas as funcionalidades que comentamos por aqui, além de outras!
Conclusão
Neste conteúdo, você pôde saber mais sobre o sistema de cobrança, um tipo de plataforma que registra recebimentos e pagamentos.
Dessa foma, fica mais fácil fazer o controle de caixa da empresa.
Para além desse ponto, nós também falamos a respeito do call center em nuvem. O software pode servir como um reforço, para você realizar vendas e cobranças.
E o melhor: o sistema em nuvem funciona em qualquer lugar.
Aproveite para realizar contatos, com os clientes, de forma mais eficiente, prática e direta!
No final, todos ganham com essas assertividades: tanto a empresa quanto os colaboradores e os clientes, claro.
Conte com toda a experiência da Callix, quem realmente entende de sistema em nuvem para centrais telefônicas!