logo

Home Office: o exemplo do TJ-SP

Sumário

Recentemente publicamos dois posts sobre o conceito de home office. Os posts foram bem recebidos e ficamos impressionados com o interesse geral pelo assunto.

Muitas pessoas acreditam intuitivamente no modelo de trabalho remoto pela economia em logística e buscam referencias e suporte para fundamentar essa crença e sustentar ações concretas nas suas empresas.

Home office no Jornal Nacional

Nesse terceiro post sobre o assunto vou recontar a história que circulou recentemente na mídia de como o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) está abordando o tema.

No final de agosto de 2015, esse caso ganhou grande repercussão devido a uma reportagem veiculada no Jornal Nacional. Alias, não foi a primeira vez nem a última que o Jornal Nacional abordou o tema home office, que já é pauta recorrente.

Estresse e eliminação do tempo de deslocamento são motivadores para o home office

A ideia é a seguinte. Para minimizar os impactos negativos do trânsito de São Paulo, como o estresse e a perda de tempo de deslocamento, o Tribunal decidiu liberar alguns funcionários para trabalharem de suas casas duas vezes por semana.

Naturalmente os funcionários recebem isso como uma vantagem e o Tribunal, por outro lado exige uma contrapartida. Nesse caso a contrapartida foi a exigência de uma produtividade 15% superior a média. Se verificou, entretanto, um ganho de produtividade de 30%. Para algumas situações a produtividade quase dobrou.

Essa iniciativa não é recente. Já faz algum tempo que o Tribunal está testando esse modelo. Esse ano, aparentemente, eles decidiram oficializar a iniciativa. Desde maio desse ano 87 funcionários foram autorizados a usar esse modelo de trabalho remoto.

Um exemplo de home office na iniciativa pública

Ao mesmo tempo em que muitas empresas privadas e inovadoras hesitam em começar explorar o modelo de home office ou trabalho remoto é animador ver um orgão público tomando essa iniciativa.

É necessário, contudo, que esse tipo de iniciativa seja sustentada por regras, processos e ferramentas adequados. Definir metas específicas, acompanhar os resultados meticulosamente e prover ferramentas de trabalho adequadas são exemplos de requisitos para o bom funcionamento do modelo.

Home office não é para todos, mas com certeza muitas organizações ainda vão se beneficiar desse modelo.

Conteúdos relacionados
Categorias
Receba conteúdos relevantes para seu Contact Center ser mais eficiente!
Acesse em primeira mão materiais exclusivos.

Solicitar demonstração

Teste grátis o sistema profissional por 7 dias. Sem custo de implantação ou multa de cancelamento.

*Teste a plataforma Callix por 7 dias e pague apenas pela telefonia utilizada no período.

Te ligamos

Preencha seus dados para que possamos entrar em contato o mais breve possível!

Fique atento: você receberá a ligação através do número (11) 3126-2322. Salve na agenda!