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Conheça 5 tendências de venda outbound para seus negócios!

Sumário

Nada permanece inalterado por muito tempo, principalmente no mundo das vendas. As novidades aparecem a todo momento e bons vendedores devem sempre estar atentos às novas tendências de venda outbound do mercado.

A maneira como vendíamos antigamente era completamente diferente do processo de vendas atual: a internet revolucionou a forma como conquistamos e nos relacionamos com clientes.

Porém, é preciso estar sempre de olhos abertos para as novidades: quem fica muito tempo na mesma estratégia acaba perdendo oportunidades para a concorrência.

Para ajudar você a ficar por dentro das maiores tendências de venda outbound, planejamos este post com as 5 estratégias que estão bombando entre os melhores empreendedores do mundo inteiro. Vamos começar? Boa leitura!

1. Inbound Marketing para atrair novos clientes

Você já ouviu falar em inbound marketing? Diferentemente do outbound marketing, no qual você vai até o cliente, no inbound é o cliente que chega até você de forma espontânea e natural!

Esse marketing envolve estratégias para atrair o cliente por meio de conteúdos informacionais e relevantes que interessem o seu público-alvo. O ideal é manter um blog sempre atualizado, com artigos focados nas palavras-chave referentes ao seu negócio.

Apesar da diferença de abordagem entre o outbound e o inbound marketing, os dois são excelentes aliados e se complementam de forma muito eficaz!

A sua equipe de vendas estará bem mais preparada para entrar em contato com o cliente se, antes, ele tiver passado por todo um processo de inbound marketing.

Imagine que uma pessoa conheceu a sua empresa ao ler vários artigos do seu blog que ela encontrou no Google sobre assuntos que a interessam. Então, em determinado momento, ela se cadastra na sua newsletter para continuar recebendo conteúdos.

A partir daí, você já possui algumas informações de contato sobre seu cliente em potencial e ainda sabe exatamente sobre quais conteúdos ele tem interesse. Então, poderá organizar vários grupos de contatos para segmentar as leads conquistadas.

Assim, sua equipe de vendas saberá quais contatos estão mais quentes para serem abordados e quais ainda precisam de mais informações para tomarem a decisão de compra.

2. Plataformas inteligentes de televendas: uma das maiores tendências de venda outbound

Uma das maiores estratégias de venda outbound atualmente é a adesão a tecnologias que permitem otimizar os processos de sua equipe de vendas por meio de plataformas robustas e inteligentes, como o CRM (plataformas de relacionamento com o cliente) e as plataformas de Call Center.

Por meio do CRM, por exemplo, você consegue organizar e centralizar todas as informações sobre os seus clientes, criar metas e tarefas para sua equipe de vendas e ainda segmentar os contatos pelo estágio do funil em que eles estão.

Assim, você poderá visualizar as leads que acabaram de entrar no ciclo de vendas e diferenciá-las daquelas que já estão quentíssimas e prontas para realizar a compra! Ao criar metas de ligações e tarefas para seus vendedores, você poderá acompanhar suas métricas e a evolução de cada uma delas.

Já as plataformas de Call Center permitem que você automatize os processos de vendas via telefone, por meio de discadores automáticos, entre outras funções que otimizam o tempo de sua equipe de vendas e aumentam significativamente a produtividade.

Automatizar, centralizar e monitorar: essas são as palavras de ordem para qualquer empreendedor ou gestor de vendas. Além disso, essas plataformas inteligentes são disponibilizadas completamente na nuvem, para que as informações sobre suas vendas possam ser acessadas de qualquer computador ou dispositivo móvel que possua os dados de acesso.

Automatizando o seu processo de vendas com a plataforma de Call Center, você economiza tempo e dinheiro e ainda recolhe dados valiosos (duração média das ligações, número de ligações realizadas no dia etc.) , utilizando-os em sua equipe de vendas da forma mais estratégica e acertada.

3. Vídeos no processo de prospecção

Uma das grandes tendências de venda outbound que milhares de empreendedores estão utilizando é a ferramenta de vídeo. Quanto mais pessoal e íntimo for o contato com o cliente, mais confiança e segurança ele vai gerar para ele.

Portanto, além das ligações e dos e-mails, estar cara a cara com o cliente pode ser uma ótima estratégia de venda.

Uma boa ideia é produzir vídeos e disponibilizar o link através de e-mails e mensagens. Você também pode investir nas lives, divulgando o dia e a hora em que estará ao vivo, respondendo dúvidas sobre determinado assunto, ou para esclarecer algum tema relacionado ao produto ou serviço que vende.

Entrar em contato via vídeo com aquele cliente mais quente também é uma ótima forma de fechar de vez uma negociação. Assim, olhando no olho do seu cliente, você poderá utilizar todos os argumentos que planejou de forma mais humana e íntima.

4. Aplicativos de mensagens instantâneas

Você já parou para pensar em quanto tempo as pessoas passam, diariamente, em aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, por exemplo? É muito tempo!

Seus potenciais clientes, assim como as demais pessoas, provavelmente checam suas mensagens várias vezes ao dia. Ou seja, esse é um importante canal de comunicação entre você e ele!

Porém, lembre-se de que o WhatsApp é um canal de comunicação mais íntimo e pessoal. Portanto, é importante que você tenha permissão para acessar tal via de comunicação. Após a primeira ligação ou contato, pergunte ao seu cliente qual é o meio de comunicação que ele mais acessa e no qual deseja estabelecer contato.

Em seguida, pergunte se o WhatsApp seria uma boa via de contato e se poderia enviar, por meio dele, informações adicionais ou até mesmo para marcar uma reunião ou uma ligação com seu potencial cliente.

Quando o assunto é varejo, nada melhor do que o WhatsApp para enviar informações sobre produtos, campanhas promocionais, cupons de desconto e assim por diante! Assim, você estará presente no dia a dia do seu público.

5. Foco no relacionamento pós-venda

Por fim, temos uma tendência que surgiu há pouco tempo e que se mantém firme e forte para quem deseja impulsionar as vendas e obter sucesso no negócio: o relacionamento pós-venda.

Não existe nada mais eficiente para estabilizar a receita e melhorar o faturamento do que fidelizar clientes. Pesquisas indicam que o processo de tornar um cliente fiel é mais barato do que o esforço de conquistar um novo e pode ser tão vantajoso quanto.

Clientes fiéis sempre retornam e consomem de novo seu produto ou serviço. Além disso, eles são ótimos promotores da sua marca, pois a indicam a parentes, amigos e conhecidos, e sempre farão boas avaliações dela na web.

Para conquistar clientes fiéis é importante entender que o relacionamento com eles não termina depois que a compra é finalizada. Muito pelo contrário!

É essencial manter o contato, realizar pesquisas de satisfação, oferecer promoções especiais para clientes mais antigos, manter o contato por e-mails e mensagens e enviar felicitações em datas comemorativas. Seu cliente precisa entender que é prioridade para você, mesmo após a venda!

Então, o que achou das novas tendências de venda outbound? São estratégias que você pode começar a executar no seu negócio para impulsionar vendas e aumentar o faturamento! Para ficar por dentro de mais novidades do universo das vendas, siga nossas páginas nas redes sociais! Estamos te esperando no Facebook e no Linkedin! Até o próximo post!

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