Você sabia que o setor comercial é o principal responsável pelo sucesso de qualquer negócio? Por isso, é fácil entender a importância do treinamento de vendas.
Afinal, o objetivo de uma companhia, seja qual for a sua área de atuação, é comercializar bem os seus produtos para que suas metas sejam alcançadas e ela possa se manter firme e forte no mercado.
Pra começar, os vendedores precisam conhecer muito bem os produtos ou serviços com os quais vão trabalhar. Esse conhecimento é adquirido por meio de treinamento, visto que eles terão que convencer os clientes em potencial — devem saber como persuadi-los a consumir ou, pelo menos, a se interessar pelas ofertas.
Nesse sentido, o treinamento é uma ótima maneira para aumentar a produtividade da equipe e melhorar o clima organizacional. Ele deve fornecer subsídios e apresentar novas técnicas de vendas para que o vendedor possa desempenhar bem o seu trabalho.
Neste artigo, você vai conhecer os benefícios do treinamento de vendas e descobrir como garantir um bom treinamento para sua equipe. Boa leitura!
Benefícios do treinamento de vendas para sua equipe
Treinamentos em qualquer área geram mais engajamento dos colaboradores e trazem resultados positivos para toda a empresa. Por isso, investir na sua equipe, sugerindo boas técnicas de vendas, é uma medida eficaz para resgatar a dedicação e a motivação dos funcionários. Confira os principais benefícios do treinamento a seguir!
Funcionários motivados
Um dos objetivos do treinamento de vendas é manter os funcionários motivados. Afinal, o colaborador percebe quando a empresa investe e aposta nele. Assim, o treinamento é uma boa forma de valorizar um funcionário.
Além disso, ao treinar seus colaboradores, eles se tornarão fonte de conhecimento, podendo passá-los para os novatos e, assim, enriquecer a equipe e a empresa. O sucesso de um é o sucesso de todos!
Clientes satisfeitos
Não há nada que um cliente goste mais do que, ao pedir informações sobre determinado produto, receber uma explicação de todos os detalhes e, o melhor, com paciência e educação. Sim, colaboradores bem treinados se sentem mais motivados no atendimento ao cliente.
Com o domínio do assunto, eles certamente representarão e valorizarão a sua marca e os seus produtos com um atendimento eficiente e claro. Podem esclarecer quaisquer eventuais dúvidas do cliente.
Novos e antigos colaboradores mais próximos
O treinamento pode trazer a união entre novos e antigos colaboradores. Isso acontece porque novas propostas, com demandas de inovação e atualização, tornam o ambiente mais colaborativo e a equipe mais integrada.
Os funcionários se sentem mais valorizados e não veem os novos integrantes como uma ameaça, mas sim como uma boa possibilidade de unir forças para adotar estratégias de crescimento do grupo.
Vendas mais produtivas
Oferecer reciclagens constantes para a equipe de vendas traz novas perspectivas para os funcionários e mais produtividade. O colaborador aprende novas técnicas de como lidar com clientes em potencial e ainda passa por um aperfeiçoamento de suas bases teóricas e práticas para ter um desempenho melhor e mais produtividade.
Esses treinamentos também oferecem a possibilidade de troca de experiências, com a transmissão de algumas técnicas de persuasão capazes de convencer o cliente com mais facilidade.
Melhor retenção de colaboradores
É interesse da maioria das empresas reter seus talentos. No entanto, muitas vezes os funcionários se sentem desmotivados a continuar na companhia por uma série de motivos — um deles é a sensação de serem desvalorizados.
Promover treinamentos de vendas é um forte elemento motivador. Os colaboradores se reciclam, atualizam, adquirem novos conhecimentos e novos ânimos para desempenharem suas funções na empresa. E a empresa, por sua vez, fica satisfeita em manter seus talentos ainda mais produtivos.
Resultados mais satisfatórios
Além de garantir colaboradores mais engajados e com uma motivação a mais para produzir mais e melhor, os treinamentos tornam os vendedores mais capacitados para a rotina de vendas. Assim, a produtividade, certamente, é bem maior e os resultados são mais constantes.
Dicas de treinamentos que rendem bons resultados
Os vendedores mais bem preparados vendem mais e melhor. Confira alguns tipos de treinamentos!
Invista no E-learning
Uma equipe de vendas tem que conhecer muito bem o produto com o qual trabalha para convencer seus clientes e, assim, fechar o máximo de vendas possível. Conhecer o produto e seus detalhes e saber seus diferenciais frente aos concorrentes é essencial para o sucesso nas vendas.
Muitas vezes, fica impossível parar uma equipe inteira para promover treinamentos desse tipo, pois a maioria dos vendedores viaja ou fica o dia inteiro ao telefone, ficando muitas vezes sem tempo de participar de treinamentos. É aí que entra o e-learning, ou seja, os treinamentos feitos por meio de vídeos e módulos online.
O e-learning possibilita o aperfeiçoamento dos vendedores e um conhecimento maior sobre o produto em qualquer lugar que ele esteja. Todo ele acontece por intermédio de vídeos e módulos online, em que ainda é possível que os gestores acompanhem o progresso de sua equipe.
Utilize cursos curtos e focados
Treinamentos extensos e excessivos podem prejudicar o desempenho de alguns vendedores, principalmente dos que têm um talento natural para vendas, podendo, inclusive, afetar sua confiança profissional.
Uma sugestão para evitar esses longos e exaustivos treinamentos são os TED Talks —pequenos vídeos de cerca de 20 minutos sobre assuntos inovadores. São pequenos vídeos com pessoas renomadas e formadores de opiniões que falam brevemente sobre seu trabalho de forma descontraída.
Incorporar esse método pode ser altamente motivador para as equipes de vendas, pois o treinamento pode ocorrer em curtos intervalos e é facilmente gerenciável. A vantagem é que é possível criar um treinamento que não tome muito tempo da equipe e esteja disponível em qualquer lugar.
Treinamento de campo e feedbacks detalhados
Uma boa forma de treinar seu time é oferecer treinamentos de campo. Eles consistem em uma avaliação do tutor, que ouve as ligações de vendas e analisa o desempenho do colaborador para dar feedbacks específicos. Esse retorno deve vir pouco tempo depois das análises, de forma que leve o funcionário a refletir sobre as situações de vendas.
Uma boa análise e feedbacks bem-feitos são medidas que geram um impacto positivo. O supervisor deve sempre reforçar a importância de o vendedor saber ouvir o cliente e entender as suas necessidades.
Como você viu neste artigo, existem inúmeras formas de treinar um colaborador para que ele venda mais e melhor. Aproveite nossas dicas de treinamento de vendas e acredite em sua equipe! Nada como novas técnicas de vendas para motivar e engajar antigos e novos colaboradores.
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