A segurança da informação no call center é assunto de grande relevância em função da constante interação entre operadores e clientes.
E, como nesse contato há acesso direto a dados pessoais do lead, adotar boas práticas de proteção digital é imprescindível. Mesmo porque proteger a confidencialidade, integridade e disponibilidade dessas informações é dever da empresa que as armazena.
Neste artigo discutiremos a importância da segurança da informação no call center e como ela contribui para a reputação da empresa, a confiança do cliente e o cumprimento de regulamentações como a LGPD.
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Proteção dos dados sensíveis, comuns no contact center
No ambiente do call center, os operadores têm acesso a uma vasta quantidade de informações sensíveis dos clientes. São elas: dados pessoais, informações financeiras, registros de interações, etc.
A proteção desses dados é de responsabilidade da empresa, sendo essencial para evitar vazamentos, fraudes e violações de privacidade. Além do mais, é uma exigência da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados.
Por isso, a segurança da informação no call center deve ser prioridade e a empresa deve ter pessoal capacitado para definir um plano de proteção digital eficiente.
Esse documento vai permitir que as informações sejam armazenadas, transmitidas e tratadas de maneira adequada, reduzindo riscos de ciberataques.
Entre as práticas recomendadas, podemos destacar:
- Ter políticas e tecnologias de proteção digital bem definidas, determinada por especialistas na área;
- Conscientizar os colaboradores para que saibam de seu papel na proteção da informação;
- Efetuar treinamentos e comunicar de forma clara as normas de segurança da informação no call center que foram adotadas pela empresa;
- Esclarecer toda a equipe sobre o que fazer no caso de ocorrer algum ataque digital e qual a penalização para o descumprimento das regras protetivas;
- Testar regularmente o ambiente digital em busca de vulnerabilidades e, se detectada alguma ameaça, solucioná-la com rapidez;
- Manter cópias de segurança dos dados para recuperação em caso de ciberataques.
Outra medida de extrema importância é adotar soluções para contact center que sejam desenvolvidas por empresas idôneas e que ofereçam proteção robusta. Caso de controle de acesso feito com base na autenticação de usuário, restrições de privilégios e monitoramento de atividades em tempo real.
Segurança da informação no call center e a confiança do consumidor
A proteção digital desempenha um papel fundamental na construção e manutenção da reputação de uma empresa.
Por isso, incidentes de violação de dados ou vazamento de informações sensíveis podem causar danos significativos à imagem e credibilidade da organização.
Os clientes confiam suas informações pessoais a uma empresa, esperando que sejam tratadas com responsabilidade.
Quando uma empresa demonstra compromisso com a segurança da informação no call center, fortalece a confiança dos clientes, criando uma relação de transparência e credibilidade.
Assim, podemos concluir que a adoção de práticas eficazes de cibersegurança é um diferencial competitivo. Além de contribuir para que a marca se mantenha em compliance, colaborando para atrair e reter clientes.
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Prefira soluções que ofereçam recursos para maior segurança da informação no call center
A cibersegurança é uma preocupação crescente em todas as áreas de negócios, e os contact centers não são exceção. Especialmente hoje, com o crescimento do home office.
Assim, contar com soluções confiáveis que garantam a proteção dos dados é imprescindível e deve ser um critério na hora de definir soluções para a sua operação.
Especialista no setor, a Callix oferece ferramentas que se preocupam com a segurança da informação no call center. Isso porque compreende a importância da proteção dos dados dos clientes e oferece medidas robustas para garantir a proteção dessas informações.
Através de tecnologias e protocolos de segurança avançados, protege as chamadas e dados transmitidos durante as interações, evitando o acesso não autorizado e ampliando a proteção das informações.
Já seus recursos de monitoramento em tempo real permitem identificar atividades suspeitas, protegendo tanto a empresa quanto os clientes.
Outra forma de Callix aumentar a segurança da informação no call center é mantendo suas soluções sempre atualizadas e oferecendo o recurso de gravação de chamadas.
Essa funcionalidade possibilita a revisão de chamadas em caso de disputas ou problemas de segurança. Além disso, as gravações também podem ser usadas como evidências em casos legais ou para garantir a conformidade com as regulamentações.
A segurança da informação no call center é assunto sério. Por isso, escolha uma empresa idônea, experiente e que trabalhe para oferecer sempre o melhor aos seus clientes.