O discador automático reduz custos operacionais por ser uma ferramenta que proporciona muitos benefícios à operação de um Call Center.
Substituindo processos manuais de discagem e contato com o público pelo uso de tecnologia avançada, a solução é essencial para otimizar e elevar a qualidade de sua operação.
Siga na leitura e descubra porque investir em um discador automático gera economia, ao mesmo tempo que torna seu atendimento ao cliente bem mais eficiente.
Impacto positivo do discador automático reduz custos no Call Center
Em um cenário empresarial cada vez mais competitivo, as organizações estão constantemente em busca de soluções inovadoras para otimizar suas operações e diminuir gastos.
Um desses avanços tecnológicos que tem se destacado é o discador automático de chamadas para o Call Center, ferramenta que agrega valor e desempenha um papel fundamental na economia operacional. A seguir apontamos os principais motivos para isso.
1. Proporciona maior agilidade e produtividade
O discador automático reduz custos porque faz as ligações de modo automatizado, sem necessidade da intervenção do agente.
Além disso, existem ferramentas, como o Callix, que evitam as chamadas improdutivas, identificando quando as ligações caem em caixa postal ou ficam mudas, por exemplo.
Isso resulta em maior produtividade, já que as chamadas são realizadas de maneira rápida e eficiente. Sem contar que, com a automação do processo de discagem, os tempos ociosos são significativamente reduzidos, otimizando a rotina dos agentes.
2. Eleva a satisfação e a retenção do cliente
A eficiência do discador automático não se traduz apenas em ganhos operacionais, mas também se reflete na satisfação do cliente, já que reduzem o tempo de espera das chamadas e melhoram a experiência do seu público-alvo.
Como sabemos, consumidores satisfeitos são mais propensos a permanecer fiéis à marca, resultando em maior retenção e, consequentemente, em aumento da receita ao longo do tempo.
Vale destacar que reter clientes já conquistados é mais barato do que obter novos, mais uma prova de que um bom discador automático reduz custos no Call Center.
3. Ajuda a reter talentos no Call Center
A automação de tarefas repetitivas e operacionais também impacta positivamente a rotina do agente, eliminando tarefas mecânicas para que possam se concentrar em interações mais significativas. Assim, há aumento no desempenho e na sua satisfação com o trabalho, contribuindo para a retenção de talentos.
Agentes mais satisfeitos são mais produtivos e engajados, criando um ciclo virtuoso que beneficia tanto os colaboradores quanto a organização.
E não podemos nos esquecer que há uma economia com processos de seleção e admissão de novos contratados.
Além do mais, um novo colaborador precisa de tempo para assimilar a cultura e os processos organizacionais. Ou seja, ter uma equipe experiente, gera diminuição nos gastos do Call Center.
4. Discador automático reduz custos porque otimiza a gestão de recursos
Uma ferramenta completa, como o Callix, permite prever quando os agentes estarão disponíveis para novas chamadas, ajustando automaticamente o ritmo das discagens. Desse modo, evita sobrecargas e garante um equilíbrio adequado na distribuição de chamadas.
O resultado é uma alocação mais eficiente de recursos, reduzindo custos relacionados a horas extras e afastamento de pessoal por conta de estresse.
5. Permite análise de dados para melhoria contínua
A coleta de dados durante todo o processo de atendimento é essencial para avaliações que identifiquem padrões, tendências e pontos de melhoria na operação.
Assim, um discador automático reduz custos por oferecer insights relevantes que levam a ajustar estratégias, aprimorar scripts de chamadas, personalizar abordagens, efetuar treinamentos, etc.
Dessa forma, aumenta ainda mais a eficiência operacional e, por consequência, diminui custos.
Callix: o discador automático perfeito para sua operação – seja ela como for
Agora que você sabe como um discador automático reduz custos, descubra as opções existentes na Callix.
O Discador Power faz até 10 chamadas simultaneamente, considerando cada atendente disponível, transferindo-as à medida que o profissional conclui sua ligação. Também contorna as ligações improdutivas, passando para o agente apenas aquelas que têm potencial para negociações.
Agora, se a ideia é filtrar as ligações, a URA Reversa é a opção, já que descarta as chamadas não produtivas e usa um áudio para perguntas seletivas ou avisos, passando para o atendente apenas os contatos com interesse real nas ofertas.
Se a venda é complexa, o ideal é o Discador Preview, que automatiza uma discagem por agente disponível, disponibilizando na tela dados do cliente para que o profissional se prepare melhor para a interação.
Temos ainda o Discador Manual, que permite ao atendente realizar uma ligação com base em uma agenda de contatos ou fazer uma ligação a partir de um número avulso. E o Click-To-Call, funcionalidade que permite ao colaborador acessar o contato em um CRM, ERP ou outro sistema, fazendo a ligação sem interação no Callix.
Se a operação for receptiva, indicamos o Callback. Com ele, o cliente não fica esperando na fila, recebendo um áudio com a informação de que todos os atendentes estão ocupados e automatizando o retorno da ligação, tão logo um profissional fique livre.
Não importa qual o tipo de operação adotada em sua empresa, o sistema Callix a atende perfeitamente, diminuindo a ociosidade e aumentando a produtividade de seu time. Sem contar que nosso discador automático reduz custos!
Por isso, investir nessa ferramenta é uma decisão estratégica que ajudará no crescimento sustentável da sua organização.