A sua empresa realiza vendas por telefone? Então, o Callix tem uma ótima notícia para você! Neste conteúdo, vamos falar sobre comunicação de venda ativa.
Sim, isso mesmo! Afinal, tão importante quanto às características de um produto ou serviço, é a forma como elas são apresentadas, ao público.
Nesse sentido, os agentes de call center precisam ter uma forma de falar clara e eficiente. Além disso, é de extrema importância que a central de atendimento conte com tecnologias de ponta.
Quer saber quais são elas? Continue por aqui, porque nós vamos passar pelos seguintes tópicos:
- O que é comunicação de venda ativa?
- O que é uma central de atendimento ativo?
- Como melhorar a comunicação de venda ativa?
- Quais as vantagens de automatizar os processos do call center?
- Algumas vantagens para sua empresa;
- Conclusão.
O Callix tem as melhores soluções para call center. Confira agora mesmo!
O que é comunicação de venda ativa?
A comunicação de venda ativa, basicamente, é a tarefa de ligar para pessoas, a fim de vender — sejam produtos ou serviços.
Para isso, claro, é fundamental ter um vocabulário coerente, muito jogo de cintura, poder de convencimento e tecnologias de alta qualidade.
Nós vamos falar mais sobre os pilares da comunicação para vendas, já, já. Continue por aqui!
O que é uma central de atendimento ativo?
A central de atendimento é uma área da empresa que possui o papel de ligar para os clientes e realizar as vendas.
A formação, então, desse departamento depende de vários pontos, como:
- profissionais capacitados (operadores de call center e gestores);
- software em nuvem, para realizar as ligações (com praticidade, automatizações e estabilidade);
- equipamentos tecnológicos (computador, fones e afins).
Como melhorar a comunicação de venda ativa?
De fato, vender é um processo cuidadoso. Afinal, é preciso que o cliente fique na ligação, esteja disposto a ouvir sobre a oferta e aceite a proposta.
A boa notícia é que existem vários caminhos para isso. Confira diferentes fatores para melhorar a comunicação de venda ativa:
Estudo sobre a persona do negócio
Nunca é demais estudar e descobrir mais sobre a persona envolvida no negócio. Então, quem é exatamente o seu cliente em potencial?
Onde ele vive? Quais são as maiores “dores” dele? Como ele se comunica? Qual é o poder aquisitivo dele?
Quanto mais você e os demais colaboradores souberem, melhor. Sendo assim, sempre vale coletar e relembrar essas informações!
Treinamento de equipes
Outro ponto muito importante, sobre comunicação de venda ativa, é treinar as equipes.
Os gestores devem mostrar como abordar os clientes, assim que as chamadas são atendidas.
Além disso, como é possível tornar as ofertas mais atrativas e, ainda, driblar possíveis empecilhos (como de preço, características dos produtos ou serviços, enfim).
Investimento em tecnologia
Hoje em dia, é possível contar com várias formas de tecnologia, inclusive para telemarketing.
Um bom software, por exemplo, torna as ligações mais práticas, eficientes e estáveis.
Aliás, dependendo da tecnologia usada, é possível adotar o sistema home office. Sim, os colaboradores podem fazer ligações de casa, enquanto os gestores monitoram tudo.
Quais as vantagens de automatizar os processos do call center?
Vamos descobrir, então, quais são as tecnologias para facilitar (bastante) as vendas por call center? Duas delas são conhecidas como PBX e PABX.
Saiba mais sobre cada um desses casos:
O que é PBX
O termo PBX é Private Branch Exchange ou Troca de Ramais Privados. Na prática, essa tecnologia funciona como uma central telefônica.
Por meio de números, disponibilizados por operadoras, as centrais recebem chamadas externas. Além disso, conseguem fazer a comunicação (entre funcionários) por ramais.
Isso também permite que as ligações externas sejam passadas entre equipes. Uma observação importante: a distribuição de ligações precisa ser feita por um operador.
O que é PABX
A sigla PABX (Private Automatic Branch Exchange), traduzido como Troca Automática de Ramais Privados.
O funcionamento dela é praticamente igual ao PBX. A questão é que, neste caso, não é preciso ter um operador para distribuir as chamadas.
No restante, tudo é igual. A tecnologia PABX também atua como central telefônica, dessa forma, recebe chamadas externas e tem ramais internos.
Principais diferenças entre PBX e PABX
Os próprios nomes dessas tecnologias — para comunicação de venda ativa — já adiantam a grande e importante diferença entre elas.
A PBX não possui o “A”, que remete à automatização, diferente da PABX.
Ou seja, na primeira central telefônica, é preciso ter uma pessoa, para ficar distribuindo as chamadas e troca de ramais.
É algo totalmente diferente do que acontece na PABX (automática). Neste caso, basta ter um software eficiente para poder receber as ligações e falar por ramais (sem a intervenção de um operador).
A PABX, então, é uma versão evoluída da PBX. Quer saber ainda mais sobre essa tecnologia mais avançada?
Confira outros aspectos que a PABX tem para simplificar a comunicação de venda ativa:
Gravação de chamadas
Sim, com a PABX, é possível gravar chamadas. Isso é fundamental para saber como os operadores de call center agem. Com isso, poder ajudá-los.
Os gestores conseguem saber como produtos e serviços são oferecidos, quais são os principais empecilhos para vendas e muito mais.
Com essas informações em mãos, fica mais fácil encontrar outras saídas para os clientes e, claro, ministrar treinamentos às equipes de vendas.
Um outro ponto importante: o PABX pode funcionar remotamente.
Desse modo, cada colaborador trabalha de sua própria casa (no esquema home office) e, ainda assim, os gestores conseguem acompanhar as atividades em tempo real.
Possui Unidade de Resposta Audível (URA)
A URA é uma sigla remetente à Unidade de Resposta Audível. O papel dela é transferir, com facilidade, as ligações para a área correta da empresa.
Quando um cliente liga, por exemplo, o sistema URA realiza o primeiro contato e transfere a ligação para a área correta da empresa (SAC, vendas, cancelamento, enfim).
É claro que, neste conteúdo, o nosso foco é a comunicação de venda ativa. Mas, mesmo quem vende produtos ou serviços, por vezes, pode receber o contato dos clientes.
Então, vale saber, também, essa vantagem da URA.
Música de espera
Outro recurso muito essencial é a música de espera.
Vamos lembrar que, em uma central telefônica, é comum que as ligações fiquem em espera — afinal, são muitos clientes para se atender.
E para tornar essa espera mais agradável, vale a pena usar um sistema com música. Assim, quando o cliente liga (e precisa esperar pelo atendimento), toca uma música de aguardo.
Observação: de qualquer modo, procure otimizar o tempo de espera! Caso contrário, os seus clientes ficarão frustrados e, ainda, reclamar aos órgãos fiscalizadores, como o Procon.
Algumas vantagens para sua empresa
Ainda na dúvida se a PABX é a solução para suas equipes? Então, conheça mais essas vantagens:
Melhorias no atendimento
Automatizar algumas partes da comunicação de venda ativa é excelente.
Vamos relembrar que, por exemplo, com a tecnologia PABX, as ligações externas e ramais funcionam de modo automático.
Isso por si só já gera economia de dinheiro e, principalmente, de tempo. Logo, todos ganham: clientes, empresa e colaboradores.
Aliás, a otimização de tempo ajuda a atender mais chamadas em menos tempo. Vale muito a pena investir nessa solução para as suas vendas!
Ganho de produtividade
O que você tem feito para melhorar o trabalho de seus funcionários? usar PABX, sem dúvidas, melhora muito as atividades profissionais.
Afinal, pense: é possível trabalhar de qualquer lugar, gravar chamadas, usar um discador automático, transferir chamadas entre operadores, dentre outras facilidades.
Todos esses fatores somam muito à produtividade dos vendedores. E quanto mais o trabalho for facilitado, mais satisfeitos os colabores se sentirão.
Não tenha dúvidas sobre isso!
Redução de custos
O sistema PABX, para comunicação de venda ativa, também é ideal para reduzir custos.
As ligações internas, entre colaboradores, por exemplo, podem ser feitas por ramais. O que isso significa?
A empresa não precisa mais pagar por custo de chamada, mediada por uma operadora, entende?
Então, o custo das chamadas acaba tendo uma redução surpreendente.
Ramais unificados
Bom, é claro que os próprios ramais unificados representam um benefício. Eles geram redução de custos, como dissemos no subtópico anterior.
Além disso, há a questão da facilidade. Por exemplo, a equipe de vendas precisa falar com a equipe de marketing ou, ainda, repassar a chamada, do cliente, para algum supervisor? Basta utilizar os ramais para isso.
Não é necessário realizar ligações telefônicas comuns, tampouco ir até à outra pessoa, para tirar uma dúvida.
Restou alguma dúvida sobre este tema? Tire agora mesmo com o nosso time!
Fique atento as tecnologias
Neste conteúdo, você pôde saber mais sobre soluções para comunicação de venda ativa. Mais especificamente, falamos a respeito do sistema PABX.
Recapitulando: a sigla PABX significa Private Automatic Branch Exchange ou Troca Automática de Ramais Privados.
Na prática, essa tecnologia funciona como uma central de atendimento, que recebe ligações externas e permite comunicação interna (por meio de ramais).
Com isso, a empresa pode ter vários benefícios, como:
- discador automático;
- gravação de chamadas;
- economia de custos;
- atendimento remoto (funcionários trabalhando em home office);
- dentre outros.
Quer saber mais e, claro, aproveitar a PABX? Entre em contato agora mesmo com o Callix!