O telemarketing ativo – ou call center ativo – é um modelo de operação muito comum em empresas de telemarketing, vendas, cobranças ou pesquisas de mercado.
Por meio dele, é possível estabelecer um contato mais eficaz com potenciais empresas e consumidores, além de estreitar o relacionamento entre a instituição e os clientes.
Por isso, saiba mais informações sobre o assunto, incluindo o que é telemarketing ativo, como funciona e quais os benefícios desse tipo de operação para a sua empresa.
Boa leitura!
O que é telemarketing ativo?
Telemarketing ativo é um modelo de operação de central de atendimento, em que os operadores facilitam ligações para os clientes – ou potenciais clientes – com alguns objetivos claros na estratégia:
- oferecer produtos e serviços;
- fazer vendas;
- realizar cobranças
- fazer pesquisas de satisfação; entre outras ações.
A ligação, por sua vez, parte da empresa, que procura estabelecer um vínculo e um contato proativo com o público consumidor.
Já os operadores são treinados para conduzir as ligações de forma a oferecer um atendimento mais eficiente, além de atender todas as necessidades dos clientes, obtendo resultados cada vez melhores para as empresas, seja com o aumento de vendas ou redução de inadimplência.
E o telemarketing receptivo?
O telemarketing receptivo, por sua vez, consiste no canal de comunicação próprio para receber as ligações dos clientes (ou potenciais clientes) que estão interessados nos serviços prestados.
Qual a diferença de telemarketing ativo e telemarketing receptivo?
No telemarketing receptivo é necessário que os clientes façam as ligações, seja em busca de informações, suporte ou demais soluções de problemas.
Dessa maneira, a principal diferença entre telemarketing ativo e receptivo é, justamente, a forma como as ligações são realizadas, uma vez que no telemarketing ativo a ligação deve partir da empresa.
Lembre-se, no entanto, de que ambas as formas de atendimento são fundamentais para uma empresa e devem ser oferecidas com qualidade e eficiência, em prol de um bom atendimento ao cliente.
Quais os benefícios do telemarketing ativo para uma empresa?
Entre todos os benefícios do telemarketing ativo, estes são os que se destacam:
- aumento das vendas;
- fidelização de clientes;
- promove a imagem da empresa;
- propõe uma coleta de informações mais efetiva sobre os clientes.
- identifica oportunidades entre o público de potenciais clientes.
Com isso, de maneira resumida, o modelo de telemarketing ativo pode ser uma estratégia bastante benéfica para a empresa que adota, uma vez que propõe todos os benefícios acima.
Como implementar telemarketing ativo na empresa?
O primeiro passo para implementar uma estratégia de telemarketing ativo é investir no treinamento de toda a equipe, pois esse treinamento ajudará o time a ter domínio sobre todos os produtos e serviços oferecidos pela empresa, como:
- vantagens do serviço;
- benefícios;
- principais falhas: esse conhecimento é importante para contornar possíveis objeções; etc.
Após isso, é importante definir quais os objetivos da equipe para essa ação, pois será necessário avaliar os resultados para propor melhorias posteriormente.
Conheça, também, o público-alvo da sua empresa para que seja possível direcionar a equipe que vai atuar à frente do telemarketing ativo. Fazer isso fará, certamente, com que os clientes tenham a melhor experiência possível.
Por fim, invista na melhor tecnologia possível para que o processo seja otimizado e, consequentemente, mais eficiente e produtivo.