Será que você e a sua equipe têm feito tudo pela satisfação dos clientes? Saber como anteder um cliente com excelência é peça-chave.
A qualidade melhora a comunicação, estreita o relacionamento e traz outros ótimos resultados para as vendas. Sendo assim, não poupe esforços!
Agora, a dúvida é como conseguir chegar à excelência? Não precisa mais se preocupar. É que nós vamos te dar várias dicas bem valiosas.
As sugestões vão desde o estudo sobre os clientes ao uso de tecnologias. É realmente um conteúdo rico, para você fazer a diferença em seu segmento.
Então, continue a leitura e colha ótimos frutos sempre!
O que é excelência no atendimento ao cliente?
A excelência, no atendimento ao cliente, significa prestar um serviço ou produto de altíssima qualidade, de modo a atender todas as expectativas e necessidades do cliente.
Dessa forma, é possível ajudar esse mesmo consumidor a atingir seus objetivos, entende?
Diante de tanta importância, vale a pena demais saber como atender um cliente com excelência. Mas isso já é assunto para os próximos tópicos.
Qual a importância de atender um cliente com excelência? Conheça as vantagens envolvidas
Sem dúvidas, não faltam motivos para melhorar o seu atendimento ao seu cliente. O primeiro de tudo é pensar que o mercado, independentemente do segmento, é concorrido.
E sai na frente quem consegue suprir as necessidades dos clientes. Mas, ainda, existem vários outros aspectos.
Veja só outra vantagens envolvidas no assunto:
Fortalecimento da marca
O excelente atendimento é uma das maiores estratégias de marketing, sabia?
É que, ao ajudar verdadeiramente os clientes, estes podem fazer uma boa propaganda da sua empresa.
Vamos usar o exemplo, ok? Uma pessoa que compre passagens aéreas (com preços justos) e que tenha bom atendimento (no aeroporto e no avião), pode falar bem da cia para amigos e familiares.
Logo, esses terceiros muito provavelmente vão querer conhecer e experimentar a mesma cia aérea.
Com mais e mais pessoas fazendo isso, o fortalecimento da empresa só tende a melhorar. Ela ganha muito mais destaque no mercado.
Fidelização de clientes
É claro que, quem é bem atendido, tende sempre voltar a comprar. Então, quando você entende como atender um cliente com excelência, ele acaba se tornando fiel.
É aquela pessoa que, sempre que precisar de um serviço ou produto, vai procurar a sua marca. Sem, ao menos, cogitar a concorrência.
A fidelização é bem importante para não só manter a base de clientes, mas também para aumentar a lucratividade da empresa.
Você, ao longo da experiência dos clientes, pode oferecer produtos ou serviços mais caros.
E como os consumidores já saberão da sua qualidade, provavelmente vão realizar novas compras.
Valorização do trabalho realizado
O bom atendimento, de fato, gera satisfação nos clientes.
Eles, muitas vezes, acabam enaltecendo o trabalho da empresa, seja com comentários simples ou com altas notas em pesquisas de satisfação.
Todo o reconhecimento também ajuda a motivar os colaboradores. Eles vão ver que todo o trabalho e dedicação dão efeitos.
Logo, os funcionários poderão ficar mais motivados a trabalhar e fazer a diferença.
Aumento de lucros
Como dissemos, prestar um atendimento de qualidade gera lucros. Vamos falar disso de forma mais específica…
Duas maneiras muito usuais de aumentar a lucratividade é com uso de cross selling e upsell.
O primeiro quer dizer oferecimento de produtos ou serviços complementares.
Exemplo: uma empresa de streaming de filmes pode oferecer um pacote que garanta acesso a uma plataforma de música, também.
Já o segundo significa um upgrade daquilo que já foi contratado. Exemplo para esse caso, também: a empresa oferece um pacote de streaming de TV que dê acesso a mais canais.
Essas são formas de aumentar o ticket médio da empresa (elevar o lucro) e, ao mesmo tempo, oferecer mais soluções aos consumidores.
Observação: essas propostas só são aceitas, pelo público, quando ele reconhece o atendimento de excelência da empresa.
Como deve ser um atendimento de qualidade que encanta o cliente?
Mas, afinal de contas, qual é o caminho das pedras? Ou seja, como deixar o público-alvo mais satisfeito?
A boa notícia é que existem várias formas para isso, todas elas são acessíveis. Não é preciso fazer milagre nem tentar o impossível, digamos assim.
Vamos aos passos, então!
Entenda o que o consumidor realmente precisa
Primeira dica: conheça o seu cliente e, dessa forma, entenda o que ele deseja. Parece óbvio falando assim, não é? Mas é exatamente aqui que muitas empresas escorregam.
É sempre necessário entender:
- o que o cliente espera da empresa;
- quais serviços ou produtos são ideais para ele;
- quais são seus principais problemas;
- o que poderia representar um impeditivo de compra;
- dentre outras informações.
Quanto mais você souber, mais fácil ficará oferecer o que o consumidor tanto espera!
E como saber todos os detalhes? Bem, pode ser por pesquisas feitas pessoalmente ou pela internet.
Não tenha receio de pergunte absolutamente tudo o que for necessário!
Construa um relacionamento de confiança e afetividade
Hoje em dia, as pessoas também procuram por marcas que tenham um comportamento mais humano, delicado.
Diante disso, é fundamental mostrar, ao cliente, que ele pode confiar no seu trabalho.
Para além disso, tenha uma comunicação clara e afetuosa, sempre preocupada com o cliente.
Pense nessa troca como se fosse uma relação entre amigos mesmo. Assim, fica muito mais fácil conquistar de vez o seu público.
Tenha um bom sistema de atendimento
O atendimento é peça-chave quando falamos sobre como atender um cliente com excelência.
Pense em uma pessoa que entra em contato com a sua empresa, seja para comprar ou tirar uma dúvida pontual, se a comunicação não for boa, nada feito.
Ou seja, a pessoa não vai ter suas expectativas atendidas e, muitas vezes, ainda pode sair irritada.
Então, foque no atendimento! Dê treinamentos às equipes para elas escutarem e falarem melhor com o público.
Fora isso, invista em tecnologias que somem nisso. Por exemplo, quem atende por call center, pode ter softwares que tenham fila de espera de ligações, gravações de chamadas, discagem automática, etc.
Tudo isso melhora o atendimento ao cliente e, claro, torna o trabalho mais prático e eficiente.
Planeje a experiência do cliente
Nenhum produto ou serviço deve nascer ao acaso. Tudo precisa ter um propósito. A forma como os clientes conhecem e interagem com a empresa, também.
Pense em formas criativas de apresentar as soluções. Depois, em como os clientes vão poder realizar as compras de modo prático.
Para além disso, como a empresa pode, ao longo do tempo, oferecer soluções que complementem os serviços e produtos.
Tudo isso melhora o caminho da experiência dos clientes. Lembre-se dos nossos exemplos de upsell e cross seling!
Desculpe-se sempre por erros e proponha soluções eficazes
Outro aspecto, sobre como atender um cliente com excelência, é ter autocrítica. Mas, como assim?
Vamos supor que a empresa tenha errado em algum processo, ok? Reconheça o equívoco, peça desculpas ao cliente.
Além disso, claro, tome medidas para evitar que problemas como esse voltem a acontecer.
Treinamentos de equipe, estudo de relatórios, feedbacks constantes e uso de tecnologias são ótimos exemplos para melhorar os processos da empresa.
A Callix tem soluções de tecnologia para você atender melhor seus clientes.
Conheça as ferramentas disponíveis e saia à frente a concorrência!
Conclusão
Desta vez, nós da equipe Callix falamos sobre como atender um cliente com excelência.
A dedicação é fundamental, porque melhora a experiência e percepção dos consumidores perante a empresa.
Já as dicas para alcançar a excelência em atender são:
- entendimento sobre o cliente;
- boa comunicação;
- relação mais próxima e até afetiva;
- bom sistema de atendimento;
- planejamento;
- treinamento de equipe.
Agora é com você! Entre em contato com as nossas equipes e descubra tecnologias para aperfeiçoar o seu atendimento! A Callix tem ótimas ferramentas para isso.