Atendimento por WhatsApp e o respeito à conformidade

Sumário

O atendimento por WhatsApp já se consolidou como um dos canais mais importantes para uma comunicação eficiente e ágil. Afinal, trata-se de uma das mais populares plataformas de mensagem em todo o mundo. 

Porém, se você usa (ou pensa em usar) essa ferramenta para fins comerciais, certifique-se de estar em conformidade com as políticas do aplicativo.  

Lembre-se: o desrespeito a essas regras pode gerar bloqueios e até penalizações jurídicas. 

Siga na leitura e descubra como garantir os benefícios do atendimento por WhatsApp, mantendo sua empresa em compliance. 

Política comercial do WhatsApp: o que pode e o que não pode 

A política comercial do WhatsApp Business foi criada para regularizar as transações comerciais que usam o aplicativo, esclarecendo o que pode e o que não pode ser feito.  

Além disso, as regras asseguram maior segurança e uma experiência positiva aos usuários. Para isso, o atendimento por WhatsApp deve seguir algumas regras. Conheça-as a seguir! 

Proibições no uso do WhatsApp 

Fizemos um resumo do que você não pode vender por meio do WhatsApp – sugerimos consultar a íntegra dessa política. Anote e evite problemas: 

  • Medicamentos, suplementos não regulados, drogas recreativas, prescritas ou ilícitas; 
  • Álcool, tabaco, armas de fogo, munição ou explosivos; 
  • Serviços de jogos de azar envolvendo dinheiro real; 
  • Itens ou serviços voltados para o público adulto, bem como serviços de encontros; 
  • Venda, troca ou compra de animais vivos (exceto gado); 
  • Itens, bens ou publicações que o APP identificar como sendo fraudulentos, ofensivos ou enganosos. 

Além dos itens acima, ao realizar o atendimento por WhatsApp, as empresas devem considerar outras determinações da política da plataforma. São elas: 

Respeitar essas determinações evitará penalizações e proporcionará um bom relacionamento da sua marca com o aplicativo e com seu público de interesse. 

O que é permitido no atendimento por WhatsApp 

Vamos, agora, conhecer o que é permitido ao usar o aplicativo de mensagem mais popular do planeta: 

  • Confirmar pedidos e pagamentos, bem como informar o status das transações comerciais; 
  • Lembrete de consultas e de vencimento de boletos
  • Aviso de cancelamento de pedido e de atualização de senha; 
  • Enviar código de acesso; 
  • Ofertas e promoções, mensagem de boas-vindas e divulgação de eventos; 
  • Pesquisas, recomendação de produtos, descontos e aviso de carrinho abandonado. 

O atendimento por WhatsApp e as consequências de não estar em conformidade 

Como vimos, a ferramenta não permite que seus usuários façam tudo o que desejam, mas adota boas práticas que beneficiam todas as pessoas que fazem uso da plataforma. 

A violação às regras pode levar ao bloqueio da conta e, dependendo do caso, ser levado à esfera jurídica. 

Assim sendo, para garantir eficiência e resultados no atendimento por WhatsApp, tome cuidado para que suas mensagens não sejam classificadas como spam e para não gerar danos às pessoas que se comunicam por meio da conta de sua empresa. 

Vale lembrar que, além de prejuízos financeiros, a falta de conformidade gera prejuízos à imagem de seus negócios. 

Boas práticas no atendimento por WhatsApp 

O atendimento por WhatsApp dá à sua empresa a possibilidade de se conectar com seu público de modo rápido e eficiente. Isso porque é o aplicativo mais usado no Brasil e seus usuários o utilizam diariamente.  

No entanto, para explorar ao máximo todo o potencial dessa ferramenta, é importante considerar algumas boas práticas: 

  1. Configure uma conta para a sua empresa no WhatsApp Business; 
  1. Capacite a equipe de atendimento por WahtsApp para usar esse canal; 
  1. Defina horários, organize o fluxo de trabalho e acompanhe as interações para identificar pontos de melhoria. Como tempo médio de resposta e nível de satisfação do cliente; 
  1. Programe respostas automáticas para perguntas mais frequentes e agilize o atendimento, evitando sobrecarga de trabalho dos agentes; 
  1. Adote uma ferramenta para atendimento por WhatsApp que seja multicanal e garanta a melhor experiência aos seus clientes, bem como maior praticidade à rotina de seu time

Callix é uma solução em nuvem que aumenta a capacidade de atender seus clientes, sempre com qualidade e eficiência.  

Usando um único número de telefone, um agente pode atender cerca de 5 chats ao mesmo tempo. Além disso, a ferramenta permite automatizar parte do atendimento, enviando respostas automáticas com base em dúvidas frequentes.  

Assim, a chamada só seguirá para o agente quando for um assunto de maior complexidade e que necessite da intervenção humana

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