Restam poucos dias para preparar seu Contact Center para a Black Friday, mas ainda dá tempo e vale a pena o esforço nesse sentido!
Afinal, trata-se de uma das datas comerciais mais importantes, em função do aumento expressivo na demanda dos consumidores em busca de descontos e promoções irresistíveis.
Por isso, é essencial que sua empresa esteja apta a atender bem o consumidor, fechando negócios agora e deixando uma boa impressão para vendas no futuro.
A boa notícia é que trazemos dicas para sua empresa fazer excelentes negócios. Confira!
Porque a Black Friday é tão importante para seus consumidores
Pesquisa revela que 95% dos entrevistados pretendem fazer compras nessa importante data.
Só por isso, já vale a pena preparar seu Contact Center para a Black Friday, mas há outro fator importante: 62% dos compradores pesquisados planejam gastar mais do que o valor investido no mesmo período do ano passado.
Mas, por que esse interesse tão grande pela data? Para o consumidor, trata-se de ocasião importante para adquirir os produtos desejados por preços melhores.
Porém, mesmo que haja uma intenção positiva de consumir, é preciso alguns cuidados para converter as chamadas do Call Center em vendas.
E nós mostraremos como adotar as práticas certas para oferecer um serviço de qualidade e rápido para encantar seu público e fechar bons negócios.
Como preparar seu Contact Center para a Black Friday
É bem provável que seus clientes marcaram a data da Black Friday em seus calendários e, agora, contem os dias para chegar a grande data e fazer suas compras.
Então, é imprescindível atender as expectativas de seu público para que ele sinta-se encorajado a escolher sua marca. Para ajudar a atingir esse objetivo, veja as dicas a seguir.
1. Tenha uma equipe capacitada
O atendente tem valor fundamental no processo de compra, mesmo porque, em muitos casos, é a única pessoa com quem o cliente tem contato. Ou seja, para ele, o agente é a própria empresa.
Assim sendo, é essencial manter uma equipe de alto nível, com conhecimentos à altura do atendimento e treinamentos contínuos para garantir sucesso, mesmo em períodos de grande exigência.
Além disso, preparar seu Contact Center para a Black Friday (e para a rotina diária) requer a criação de um ambiente de trabalho colaborativo, onde o time tenha apoio para gerir incidentes. Assim como ter ações para gerenciamento de estresse, comum nessa rotina tão desafiadora e cansativa.
2. Dimensione corretamente sua força de trabalho
Dependendo da demanda esperada, é bem provável que você precise expandir sua força de trabalho.
Para isso, estudo a melhor maneira de conseguir essa ampliação. Pode ser com contratações temporárias ou terceirizando a operação para essa época.
Outra forma de obter essa ampliação do time, mas reduzindo custos, é investindo em soluções que otimizem a rotina do agente, deixando-o com mais tempo para atender as ligações produtivas.
Se optar por essa forma de preparar seu Contact Center para a Black Friday, opte por soluções de eficiência comprovada e, preferencialmente, em nuvem. Isso porque ferramentas em cloud dispensam a aquisição de infraestrutura e são escalonáveis.
3. Invista em soluções multicanais
Cada cliente tem seu canal preferido para contatar uma empresa e fechar negócios. Alguns preferem falar com o atendente, enquanto outros querem resolver tudo com alguns cliques, respondendo às perguntas de um chatbot via WhatsApp.
Há ainda os que acessam as redes sociais, entram no site, enviam e-mails. Enfim, sua empresa precisa oferecer ao público essa variedade de opções, integrando-as e oferecendo as mesmas informações e a boa experiência, independentemente do canal escolhido.
Escolher soluções multicanais, portanto, é outro cuidado essencial para preparar seu Contact Center para a Black Friday e oferecer uma boa experiência aos seus clientes.
4. Use ferramentas certas para preparar seu Contact Center para a Black Friday
Adotar ferramentas adequadas é outro ponto importante para o sucesso de sua Black Friday.
A Callix, especialista em soluções para o Call Center, disponibiliza várias soluções que elevam o nível do atendimento. Isso porque seu sistema em nuvem oferece canais de voz e texto para atendimento multicanal, sendo projetado para operações que exigem alta disponibilidade.
Para ajudar seus clientes a terem um atendimento de qualidade, mesmo em operações de altas demandas, nosso sistema tem, entre outras funcionalidades:
- Discador para até 10 chamadas simultâneas, tendo capacidade para identificar chamadas improdutivas (como caixa postal), evitando que o agente perca tempo;
- WhatsApp para atender várias conversas de uma só vez, agilizando o atendimento;
- URA Receptiva, que recebe chamadas e direciona para os agentes e USA Reversa, enviando mensagens gravadas por voz para contatos selecionados.
5. Pós-venda
O final da Black Friday não representa o final de sua estratégia para essa data. Para fechar com chave de ouro, planeje uma estratégia de pós-vendas, certificando-se que os pedidos foram atendidos dentro do prazo e corretamente.
Aproveite para medir a satisfação dos consumidores com o atendimento e, se preciso, resolva eventuais problemas com agilidade para evitar a perda do cliente.
Elevando a experiência do seu público, você já começa a preparar seu Contact Center para a Black Friday do próximo ano!