Saiba como o discador preditivo pode otimizar processos da sua empresa

Sumário

Quando se fala em rotina operacional de um call center, um dos principais problemas encontrados e que provocam prejuízos de resultados é a perda de tempo dos funcionários com chamadas não atendidas ou ocupadas.

Para que esse fluxo laboral seja otimizado e que a produtividade aumente, é fundamental adotar medidas eficazes, como o uso do discador preditivo.

Essa tecnologia é um modelo de discador automático que está se tornando cada vez mais comum em call centers. Essa ferramenta faz com que um serviço que esteja apresentando dificuldades de avaliação e ajustamento se torne muito mais eficiente. Além disso, essa solução fornece mecanismos para melhorar suas estratégias de atendimento na empresa.

Pensando nisso, preparamos este texto para que você saiba como esse discador pode otimizar todos os processos do seu negócio. Confira agora!

Como funciona o discador preditivo?

O discador preditivo apresenta a função de antecipar e repassar a chamada para o operador assim que houver a finalização de um atendimento, proporcionando, dessa maneira, maior produtividade para os colaboradores. Ou seja, a empresa não perde tempo com telefone ocupado, caixa postal, números inexistentes, entre outros.

Esse sistema é capaz de analisar quanto tempo demora para as ligações serem atendidas e qual a durabilidade de cada ligação. Ou seja, ele faz isso para que o sistema realize a próxima discagem pouco antes de terminar a chamada atual.

O discador preditivo também não é indicado para operações menores do que trinta posições, uma vez que, abaixo desse número, para quem deseja velocidade, é recomendado usar um modelo preditivo parametrizado.

Essa ferramenta não apenas detecta os resultados das chamadas, como também organiza os registros em variadas listas categorizadas no banco de dados de um servidor. O sistema de discagem pode aprender com esses padrões e aplicar mudanças na estrutura de chamadas, sem mesmo necessitar da intervenção humana.

Seu uso é voltado para a área de telemarketing, cobrança de dívidas, mercado e atendimento ao cliente. Além do mais, alguns profissionais de qualificação de lead utilizam discadores preditivos para aumentar o volume de tempo que podem gastar no telefone com leads no decorrer de uma prospecção de vendas.

Um detalhe interessante sobre esse mecanismo é que ele usa a detecção de sinalização para identificar chamadas efetivas. Dessa forma, é possível evirar telefones sem rede, ocupados, desligados, entre outros.

Qual o momento de investir em um discador preditivo?

Para que a empresa saiba qual o momento correto de investir em um discador preditivo, é preciso analisar se ela tem um perfil de realizar várias ligações em um curto espaço de tempo.

Isso pode acontecer com uma equipe que faz diversas ligações ou com apenas uma pessoa. Basicamente, a necessidade surge quando o negócio quer ampliar sua eficiência e qualidade.

Assim, no momento em que é feita uma averiguação da situação do call center, identificando a necessidade de otimizar as informações de produtividade e ligações efetivas, essa é a ocasião de pensar se é viável optar por essa tecnologia.

Dessa forma, o discador preditivo traz ótimos resultados, já que reduz tempo ocioso dos agentes, aumenta o número de ligações eficazes, além de otimizar o atendimento.

Em relação aos custos, o discador preditivo pode ser utilizado em nuvem ou localmente. O valor terá muito mais a ver com o modo como a ferramenta é entregue do que no que realmente ela é.

Por exemplo, o sistema em nuvem apresenta os servidores compartilhados entre os clientes e, com isso, o preço final fica bem menor do que o método local.

No geral, a empresa terá um custo maior do que em uma operação de telefonia normal, já que ela realizará muitas ligações. Então, quando se fala em preditivo, foca-se mais no retorno do que no valor. A despesa será mais alta, mas o retorno também será maior.

Quais são as vantagens para o seu negócio?

Essa ferramenta apresenta diversas vantagens para as empresas. Dentre elas, podemos destacar:

  • automatização de discagem, o que proporcionará maior controle sobre suas operações, já que o sistema só liga para os números que foram carregados via mailing, não sendo possível realizar ligações paralelas;
  • integração com o site por meio da busca de dados que são enviados pelos próprios clientes ao site;
  • velocidade maior, possibilitando realizar três vezes mais ligações por dia. Isso acaba proporcionando bastante diferença para quem faz diversas discagens em curtos espaços de tempo;
  • monitoramento constante, o que permite que se escute as ligações que estão acontecendo em tempo real. Isso possibilita, por exemplo, a fiscalização dos funcionários;
  • fluidez do trabalho bem mais ágil;
  • diminuição de custos (quando se tratar de gastos resultantes da queda no volume de ligações abandonadas ou fracassadas, o que aumenta os índices de chamadas feitas e atendidas);
  • ampliação do volume de contatos efetivos;
  • auxílio na criação de campanhas mais eficazes, visto que elas são realizadas de modo bem calculado, o que melhora as probabilidades de sucesso;
  • melhora a gestão de liderança e a deixa bem mais simples, já que a plataforma da ferramenta envolve softwares de gestão de liderança;
  • eliminação da exigência de secretária eletrônica e fax, reduzindo, dessa forma, os problemas que envolvem telefones fora de cobertura ou desligados;
  • diminuição considerável do esforço físico do colaborador para discar números e também redução efetiva de custos com ele, uma vez que o atendente não perde tempo discando;
  • ampliação das vendas, visto que, com chamadas inteligentes (profissionais e clientes mais dinâmicos e receptivos), as possibilidades é que as vendas acabem aumentando consideravelmente.

Percebe-se que, com essa excelente ferramenta, os ganhos de produtividade dos profissionais envolvidos e administradores do call center serão, sem dúvidas, convertidos em elevação das vendas, como também na eficácia de todos os processos de sua empresa.

Então, o momento de usar o discador preditivo em seu negócio é agora! Essa ferramenta produz grandes resultados satisfatórios e automatiza diversas ações humanas que acabam tomando tempo e não agregando valor.

O retorno sobre esse tipo de investimento é rápido e efetivo e sua utilização nas empresas é uma forma de aumentar a competitividade no mercado.

E aí, gostou deste post? Deseja aplicar essa solução em sua empresa? Entre em contato conosco!

Conteúdos relacionados
Categorias
Receba conteúdos relevantes para seu Contact Center ser mais eficiente!
Acesse em primeira mão materiais exclusivos.

Solicitar demonstração

Teste grátis o sistema profissional por 7 dias. Sem custo de implantação ou multa de cancelamento.

*Teste a plataforma Callix por 7 dias e pague apenas pela telefonia utilizada no período.

Te ligamos

Preencha seus dados para que possamos entrar em contato o mais breve possível!

Fique atento: você receberá a ligação através do número (11) 3126-2322. Salve na agenda!